Dólar hoje 3,856
23ºC em Arapiraca, Parcialmente nublado
Denisvan Carneiro

Sobre o autor

Denisvan carneiro, 42 anos, natural de Maceió. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas. Sua especialidade é Ciência Política.
Postada em 19/06/2018 10:31
Eleições presidenciais 2018; uma constatação previsível
No Brasil, as últimas eleições foram disputadas por partidos de centro esquerda, representado pelo PT , e de centro direita representado pelo PSDB
Eleição presidencial de 2018 não será decidida por algum candidato diferente dos dois grandes partidos de centro - Foto: Divulgação

Aqueles que pensam que as eleições brasileiras são uma coisa diferente do resto do mundo, sobretudo do primeiro mundo, e que acreditam que nessa ganhará algum candidato de extrema direita é porque ainda não se atentaram aos números. O que faz um candidato obter êxito no pleito não é a paixão, essa serve apenas para estimular os ânimos, o que de fato leva ao triunfo eleitoral são números, portanto é a razão que predomina e graças a ela se estabelece a democracia. E os números apontam que a eleição presidencial de 2018 não será decidida por algum candidato diferente dos dois grandes partidos de centro, o que não é diferente do resto do mundo ocidental onde as democracias de alguns dos países de primeiro mundo como Espanha, Reino Unido, França e Estados Unidos são decididas durante décadas por partidos de centro esquerda e de centro direita, não deixando espaço para outras agremiações conhecidas como terceira via. Esse duopólio que acontece por lá acontece exatamente da mesma maneira aqui e por uma questão muito lógica. No Brasil as últimas eleições foram disputadas por partidos de centro esquerda, representado pelo PT ,e de centro direita representado pelo PSDB. Ambos possuem suas cidadelas eleitorais. São Paulo vota em grande maioria em candidatos do PSDB enquanto o Nordeste faz o mesmo com o PT.

Basta analisar os resultados das três últimas eleições para evidenciar tal afirmação. Em 2006 o candidato do PT obteve mais de 60% dos votos válidos, em 2010 e 2014 a ,também candidata do PT atingiu mais de 50 % dos votos em segundo turno. Recordando que todas as disputas foram com candidatos do PSDB. Mas o que foi possível para que houvesse por parte do Partido dos Trabalhadores e do Partido Social da Democracia Brasileira resultados favoráveis em primeiro turno não foi apenas o carisma de seus candidatos ,coisa que sem sombra de dúvida é importante na disputa eleitoral, mas sim a máquina partidária existente nesses partidos. Atualmente o PSDB conta com 6 governadores de estado,11 senadores ,46 deputados federais,96 deputados estaduais,803 prefeitos e 5334 vereadores. Já o PT possui 5 governadores de estado,9 senadores,8 deputados federais,11 deputados estaduais,29 prefeitos e 2808 vereadores. São claramente duas potências políticas que ,apesar do que mostram os resultados das pesquisas de todos os institutos de pesquisa, dando vitória para uma terceira via, ainda deverá ter fôlego para aguentar os dois turnos e para tal é necessário ter verba para estar no espaço continental brasileiro, e palanque.

Como pontuado, PT e PSDB possuem , ao passo que a terceira via não , meios muito mais pujantes para lograr êxito . Sem falar que essa máquina é bastante significativa também no tempo de exibição de campanha em horário eleitoral gratuito em televisão e rádio. Coisa que a terceira via possui em uma quantidade insignificante. Com essas informações é possível prever que, se depender do nosso sistema democrático, que é igual a qualquer país com democracias consolidadas, a eleição presidencial de 2018 continuará dentro de padrões razoáveis da lógica e da razão política de ser, pobres votam em partidos de esquerda ,ricos em partidos de direita. E a terceira via? A terceira via terá que escolher quem apoiará no segundo turno porque a eleição já está decidida.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Postagens Anteriores1Próximas Postagens