Dólar hoje 3,845
19ºC em Arapiraca, Tempo limpo
Thamara Alves

Sobre o autor

Estou concluindo o ensino médio e pretendendo cursar Jornalismo e Letras, atualmente redatora no blog escolar www.ogigante.online
Postada em 20/05/2018 12:55
Um breve panorama do Lazer Público em Palmeira dos Índios
Palmeira possui muito orgulho por sua cultura e história
Praça do Skate. - Foto: Thamara Alves

Palmeira dos Índios é a quarta maior cidade do Estado de Alagoas e possui uma cultura bela e riquíssima – contudo, em meio a tantas belezas e encantos, os espaços para lazer da população ainda não são os mais diversos. Estes espaços públicos são de extrema importância para os habitantes de uma cidade. Praticar o lazer não é uma tarefa obrigatória enquanto cidadão, mas é direito de todos poder descansar e fazer a manutenção de seu bem-estar. Praças com boas estruturas, parques, museus, bibliotecas e quadras esportivas são um direito dos cidadãos, porém em Palmeira nem todas as opções encontram-se disponíveis.

Palmeira possui muito orgulho por sua cultura e história. Podemos declarar isso ao olharmos para os muros da Biblioteca Municipal que ilustra os grandes poetas e escritores palmeirenses. A Biblioteca Municipal conta com um acervo de livros e possui um espaço especial para as obras de autores da terra.

Apesar de ser um ambiente agradável e bem decorado que fornece conforto para os leitores que a visitam, a biblioteca está passando por um período em que não se empresta mais livros, devido ao descaso de alguns leitores que acabavam por não devolver os exemplares emprestados.

A cidade ainda conta com dois museus: Museu Casa Graciliano Ramos e Xucuru. O museu Casa Graciliano Ramos foi fundado em 1973, onde foi morada do escritor e antigo prefeito da cidade. Esta conta com utensílios pessoais, vestuário e documentos do escritor. O Museu Xucuru, a princípio, aparenta ser um museu sobre a cultura indígena, porém é palco de diversas curiosidades históricas sobre a cidade da terra dos Xucuru. O prédio do museu é uma antiga igreja construída por escravos no ano de 1805.

As praças públicas de Palmeira dos Índios não ofertam todo o conforto que seus habitantes necessitam. A reforma da Praça Humberto Mendes, mais conhecida como Praça do Skate, teve início em 2011, com prazo de entrega para 150 dias. A praça foi posta a baixo para o início de suas novas obras. Todavia, apesar da proposta, o Governo local da época não cumpriu com seus prazos, revoltando a população. Somente após a mobilização do público jovem e denúncias feitas em jornais televisivos as obras vieram a ser retomadas em 2013. Este abandono é caracterizado como sendo um descaso com a população palmeirense, que por sua vez precisa praticar seu lazer. Crimes e amontoamento de lixo foram uns dos grandes problemas ocorridos no local da obra durante esse meio tempo. As obras tiveram fim em 2014 e a praça foi inaugurada com apresentações musicais no mês de agosto.

Outras praças da cidade estão sendo reformadas pelo novo governo que deu início à revitalização de diversos outros espaços, dentre eles estão a Praça da Independência e Pracinha do Lago do Goiti. Em Palmeira dos Índios a população dispõe de quadras esportivas, mas ainda carece de parques. Contudo, há a obra da Academia Pública de Saúde, localizada na Avenida Alagoas, que está perto do seu fim. A obra visa o lazer, conforto e qualidade de vida da população. Apesar dos contratempos ocorridos, a cidade continua progredindo e brevemente a população palmeirense poderá desfrutar de espaços públicos bem estruturado e que atendam suas necessidades.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
2 Comentários
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Postagens Anteriores12Próximas Postagens