Da Assessoria
O Arquivo Público de Alagoas (APA) estará presente na exposição itinerante “Conversas de Graciliano Ramos”, assim como nas páginas do livro “Conversas”, que será lançado na próxima segunda-feira (22) durante a abertura da exposição, em São Paulo, no Museu de Imagem e do Som (MIS).
O livro, organizado pelos reconhecidos especialistas na obra do escritor alagoano Ieda Lebensztayn e Thiago Mio Salla, compila entrevistas concedidas à imprensa por Graciliano Ramos entre os anos de 1910 e 1952. Já a exposição conta toda a trajetória do grande escritor que marcou a literatura brasileira com obras que retratam a vida do homem nordestino.
Como forma de apoiar o evento e essa obra, o APA ofertou aos pesquisadores Walter Craveiro, fotógrafo oficial da Festa Literária Internacional de Paraty, Selma Caetano, produtora cultural e curadora do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, e Lourival Holanda, filósofo e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) uma série de fotografias originais raras do jornalista e escritor Graciliano Ramos, além de Diários Oficiais e documentos impressos, datilografados e manuscritos originais, dentre os quais os famosos relatórios do prefeito de Palmeira dos Índios à época.
Entre os materiais, há um cartão com dedicatória de próprio punho do Mestre Graça, aos seus 15 anos, em que se lê: “A minha irmã Leonor/Graciliano/Viçosa – 7 – Abril – 1908”. A exposição segue até o mês de novembro e é aberta ao público.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621