Agência AlagoasConquistas marcam o Dia Nacional do Turismo em Alagoas Todo SegundoCelebrado no dia 8 de maio, o Dia Nacional do Turismo é marcado este ano por grandes e recentes conquistas para o segmento em Alagoas.
Considerada uma das mais importantes atividades econômicas do Estado, o turismo tem sido estimulado por ações prioritárias do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que visa ampliar as perspectivas para o setor, apresentando resultados significativos para todos os atores do cenário local.
Além dos atrativos e belezas naturais do destino, as condições especiais do setor aéreo, por exemplo, favorecem uma nova realidade.
“Com a redução da alíquota do ICMS cobrado sobre combustível da aviação, atraímos 16 novos voos e recebemos 1 milhão de passageiros em 2016, sendo 37 mil estrangeiros, um aumento de 24% em relação à 2015”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
O secretário referiu-se à redução do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do Querosene de Aviação em Alagoas (QAV), que passou de 17% para 12%. A redução da alíquota foi fator crucial para a prospecção dos 16 novos voos, sendo 14 nacionais e dois internacionais.
Diante das boas condições, a captação de novos voos estimula as vendas de pacotes turísticos para o Estado. Em 2016, Maceió alcançou o primeiro lugar em arrecadação da operadora de Viagens CVC, pulando da 6ª colocação para a liderança.
Os resultados positivos podem ser sentidos diretamente por quem vive do segmento. É o caso de Leandra da Silva Santos, de 28 anos, que, com o crescimento do turismo em Alagoas, teve oportunidade de crescer profissionalmente no setor de hotelaria. Há sete anos trabalhando na área, ela já passou pelas funções de camareira, lavadeira e, hoje, já está há dois anos na governança do hotel Tropicalis Slim.
“O desenvolvimento do turismo no Estado abriu as portas para mim. Por meio dele, tive a oportunidade de crescer dentro do setor hoteleiro e dar melhores condições aos meus filhos”, disse orgulhosa. Leandra tem dois filhos, é casada, natural de Maceió e reside no Jacintinho.
Como parte do eixo estratégico de trabalho voltado para o turismo, a atração de empreendimentos busca avanços na recepção dos visitantes que chegam ao Estado. Atualmente, Alagoas possui 16 hotéis em construção e já conta com 439 meios de hospedagem, totalizando mais de 31 mil leitos. Somente em 2016, cinco novos empreendimentos foram instalados e dois ampliados.
As conquistas representam também uma consequência do trabalho de divulgação do destino, executado por meio das ferramentas digitais, que funcionam como principais recursos de contato direto com os visitantes. O aplicativo Turismo Alagoas, lançado em dezembro de 2016, já conta com mais de 10 mil downloads e permite o acesso à localização de hotéis e pousadas, bares e restaurantes, pontos turísticos, dentre outros.