Por Clau Soares
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió promovem um cortejo para lembrar a passagem do dia 2 de fevereiro, data em que ocorreu o “Quebra do Xangô”, evento ocorrido em 1912 que destruiu de terreiros e massacrou adeptos de religião de matriz africana, em Alagoas. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira (2), às 14h, em caminhada pelas ruas do centro da capital.
A celebração, que faz parte do projeto “Xangô Rezado Alto”, iniciado em 2012, pela Uneal, terá início com uma concentração em frente à Assembleia Legislativa de Alagoas, na Praça Dom Pedro II, no Centro. A partir das 14h, o cortejo seguirá para a Praça dos Martírios, onde serão realizadas apresentações culturais.
“Convidamos toda sociedade alagoana, povo do axé, pesquisadores, homens e mulheres para participar conosco dessa celebração, refletindo sobre a quebra dos terreiros de 1912, para que nunca mais na história de Alagoas cenas como aquelas venham a se repetir”, ressaltou o reitor Jairo Campos.
Durante o cortejo, serão realizados pontos de reflexão e paradas em locais importantes para a história da cultura afrodescendente em Alagoas, como Instituto Histórico de Alagoas, Igreja Rosário dos Negros. O ritmo será ditado pela performance dos grupos de afoxé do Estado.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621