Ascom IZPIZP investe em programação local na Educativa FM de Arapiraca Todo SegundoPor Iranei BarretoDepois de realizados ajustes na infraestrutura e nos equipamentos técnicos da Rádio Educativa de Arapiraca 106,9 MHz, O Instituto Zumbi dos Palmares investe agora em conteúdo local com o lançamento do programa diário “Revista Arapiraca”, que irá ao ar a partir de segunda-feira (5), das 9h às 9h30, com entrevistas e quadros especiais voltados para a cidadania, cultura, esporte e educação. A apresentação é do radialista Ítalo Biachi.
A entrevista de estreia do programa será com o reitor da Uneal, Jairo Campos; e com Rosana Queiros, presidente da Comissão Especial do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Arapiraca, responsável pela eleição dos novos Conselheiros Tutelares de Arapiraca, que acontece neste domingo, dia 4.
O programa será ao vivo e inaugura uma nova fase da Rádio Educativa de Arapiraca, que além de oferecer programação musical e informativa com conteúdo de qualidade, vai também discutir questões específicas do Agreste.
O Revista Arapiraca conta ainda com o apoio da Uneal, onde a rádio está instalada e funciona. A atração irá ao ar de segunda a sexta.
“O Revista inaugura um formato diferenciado do que é feito nas rádios locais. Vamos discutir temas atuais e relevantes para sociedade saindo desse factual de violência”, explica o apresentador Ítalo Biachi.
Para o diretor presidente do IZP, Roberto Amorim, esta é uma das ações importantes para a consolidação de um sistema público de comunicação no sentido de ofertar programação musical e conteúdo diferenciado voltado para educação, cidadania, cultura e esporte.
“Depois da reestruturação dos equipamentos técnicos e da infraestrutura, estamos começando a investir na produção local de conteúdo. É um ganho para os moradores da região Agreste, que terão nova opção de programação,” ressalta Amorim.
O diretor destaca ainda que a iniciativa só foi possível graças ao apoio do secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, e do governador Renan Filho no sentido de investir para o fortalecimento das emissoras do IZP e no processo de interiorização do instituto.
Roberto Amorim ressalta também que o empenho dos profissionais envolvidos foi determinante para que o programa fosse levado ao ar. Além da apresentação de ítalo Biachi, estiveram envolvidos no projeto os técnicos Alberico Monteiro e Sandro Torres, o discotecário José Geraldo da Silva, a roteirista Edione Santos, além da equipe de jornalismo do IZP.
Para o secretário de Comunicação, Enio Lins, a interiorização das rádios do IZP é questão central e prioridade desta gestão.
“A direção do IZP esta no rumo certo buscando reestruturar suas emissoras para oferecer uma programação de qualidade com foco também no interior do Estado e fazendo um link com as demais emissoras do Instituto”, falou o secretário.
Porto Calvo – Ainda segundo Roberto Amorim, a Rádio Educativa de Porto Calvo voltou a funcionar depois de ficar fora do ar por seis meses. Foram realizados reparos técnico e estruturais.
“Reativamos a rádio de Porto Calvo, com recuperação total das instalações e equipamentos, o próximo passo também é começar programação local lá”, informa Roberto Amorim.