Thiago SampaioLideranças de mulheres IndÃgenas promovem encontro Todo SegundoDa Agência AlagoasComo parte das atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, o Comitê Inter Tribal de Mulheres Indígenas promoveu o segundo dia de encontro com lideranças femininas nesta sexta-feira (10), com o objetivo de discutir o planejamento de ações de empoderamento e igualdade social da mulher indígena. A reunião foi coordenada pela líder Graciliana Wakanã, da tribo Xucuru Cariri, de Palmeira dos Índios.
Durante as discursões foi destacada o papel e a importância das mulheres indígenas e a necessidade de integração das mesmas aos sistema social, econômico e político.
“Atualmente, as índias passam por situações de vulnerabilidade, seja no mercado de trabalho ou no acesso a políticas públicas. Por isso, temos o papel de facilitar a integração delas nos sistemas”, disse a líder Wakanã, acrescentando que esse processo deve acontecer sem desrespeitar as tradições.
"Deve-se respeitar as tradições indígenas, para que se mantenham suas especificidades culturais em meio às exigências do desenvolvimento. As duas coisas podem caminhar juntas", afirmou.
Estavam presentes no encontro representantes da Funai e de diversas tribos indígenas de todo o país. As reuniões em torno da temática seguem até a próxima segunda-feira (13).