15/09/2015 15:25:25
Cultura
Vereador Sérgio Passarinho homenageia Alagoas
Falando da Emancipação Política de seu Estado, parlamentar destaca honra e orgulho do povo alagoano
AssessoriaVereador Sérgio Passarinho homenageia Alagoas
Todo SegundoDa Assessoria

O vereador palmeirense Sérgio Passarinho (PMDB), em entrevista, nessa terça-feira, 15, fez questão de lembrar e homenagear o seu Estado – Alagoas – pelo 16 de setembro, data de sua Emancipação Política, enfatizando, em primeiro lugar, o orgulho e a alegria de ser alagoano e destacando a força e a bravura de um povo que historicamente, ao longo do tempo, sofreu muito, principalmente com diversas formas de preconceito. “Mesmo assim, o nosso povo consegue ser trabalhador, honrado e feliz”, afirma Passarinho.

O Estado de Alagoas comemora 198 anos de sua emancipação política de Pernambuco. A Terra dos Marechais – como ficou conhecida historicamente – conquistou sua independência antes mesmo da proclamação da República, proclamada pelo alagoano Marechal Deodoro da Fonseca.

Segundo Sérgio Passarinho, direta ou indiretamente, mesmo sendo um dos menores Estados do País, Alagoas teve grande influência para mudar os rumos da história. Os dois primeiros “comandantes” da República são alagoanos: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Além disso, desde então, Alagoas nunca mais perdeu o posto de influente nos destinos da nação. O parlamentar registra ainda que, apesar de ser uma terra de contrastes gritantes, Alagoas não perdeu o caminho da luta pelo desenvolvimento econômico, social e intelectual no decorrer de sua história, mantendo-se ainda como destaque em diversos setores da ciência, letras e artes com nomes como Graciliano Ramos, Pontes de Miranda, Arthur Ramos, Nise da Silveira, Lêdo Ivo, dentre outros.

A HISTÓRIA

A região onde hoje se encontra o Estado de Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o de Penedo. Também incentivou a plantação de cana-de-açúcar e a formação de engenhos. Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco e também ocuparam a região de Alagoas até 1645, quando os portugueses voltaram a conquistar o controle da região. Em 1706 Alagoas é elevada à condição de comarca, primeiro passo para o alcance de sua autonomia. Em torno de 1730 a comarca possuía cerca de 50 engenhos, 10 freguesias e razoável prosperidade. A emancipação política aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania.

“Quero, como homem público, mas principalmente como cidadão alagoano, parabenizar e homenagear esta terra tão majestosa e sempre promissora, berço de um povo destemido para o crescimento e o trabalho, nesse dia 16 de setembro, quando completamos 198 anos de independência, como também em todos os outros dias do ano”, encerrou Sérgio Passarinho.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.