DivulgaçãoArgentina atropela Paraguai, goleia por 6 a 1 e vai à final da Copa América Todo SegundoDepois de se enfrentarem na primeira fase da Copa América, quando eram adversárias do Grupo B, Argentina e Chile se reencontraram na noite desta terça-feira (30), para duelo válido pela semifinal da competição continental. O começo do jogo decisivo lembrou muito o da primeira fase, já que a Argentina abriu 2 a 0. Mas, desta vez, apesar de terem deixado os paraguaios diminuírem para 2 a 1, os argentinos não bobearam e, no segundo tempo, "mataram" a partida, selando o triunfo por 6 a 1, e avançarem com poucos sustos para a decisão.
Com o resultado conquistado em Concepción (CHI), a Argentina avança à decisão e vai enfrentar o Chile, seleção anfitriã, que passou pelo Peru na outra semifinal e se classificou para a final em casa.
O primeiro tempo foi quase todo comandado pela Argentina. A "Albiceleste" deu poucas chances para o Paraguai e foi construindo a vitória de forma natural. O primeiro gol argentino saiu logo aos 14 minutos, quando após cobrança de falta na área, a bola sobrou para Marcos Rojo, que girou e bateu firme de canhota, acertando o canto direito do gol defendido pelo goleiro Justo Villar.
A Argentina teve a chance de ampliar a vantagem já aos 20 minutos, com Pastore, que recebeu passe de Messi na esquerda e finalizou, mas Villar fez boa defesa. Seis minutos mais tarde, o mesmo Pastore recebeu excelente passe de Messi, no meio da zaga, e bateu cruzado para fazer 2 a 0 para os argentinos.
O Paraguai viu sua vida ficar ainda mais complicada aos 30, quando Roque Santa Cruz sentiu lesão muscular e foi obrigado a deixar o campo para a entrada de Lucas Barrios. A troca, ainda que forçada, deu resultado aos 42, quando a defesa da Argentina vacilou, Valdez deu passe de cabeça para Barrios e o atacante recém-contratado pelo Palmeiras mandou uma bomba, sem chances para Romero, diminuindo a desvantagem paraguaia para 2 a 1. O Paraguai cresceu no jogo e foi para o vestiário com esperanças renovadas.
O ânimo do Paraguai pouco durou já que, aos dois minutos do segundo tempo, Pastore deu lindo passe para Di María e o camisa 7 tocou no cantinho do gol de Villar para fazer 3 a 1 e praticamente selar a classificação portenha.
Pouco depois, o mesmo Di María fez o quatro da Argentina e o seu segundo na partida, após brilhante jogada de Messi, que jogou a bola no meio das pernas de Valdez, tocou para Pastore, que perdeu o gol, e o camisa aproveitou o rebote para fazer 4 a 1.
Na reta final, o técnico Gerardo Martino ainda trocou algumas peças, já poupando alguns jogadores para a decisão e, sob gritos de “olé”, ainda viu Aguero fazer o quinto gol, aos 35, de cabeça, e Higuain, seu substituto, faz o sexto, aos 37, para fechar a goleada por 6 a 1. Os argentinos avançaram para a disputa do título.
A decisão da Copa América será disputada neste sábado (4), às 17h (de Brasília), no Estádio Nacional, em Santiago (CHI). Um dia antes, na sexta (3), às 20h30, será a vez da disputa de terceiro lugar.
Da Jovem Pan