DivulgaçãoCom recorde de público, Grêmio vira maior vencedor da Copa do Brasil Todo SegundoDa BandApós uma semana de luto por conta da tragédia da Chapecoense, a grande decisão da Copa do Brasil foi disputada nesta quarta-feira na Arena do Grêmio. O time da casa, que venceu o primeiro jogo contra o Atlético-MG por 3 a 1 em Belo Horizonte, soube jogar com a vantagem e se sagrou pentacampeão da competição após um empate por 1 a 1, que teve recorde de público da nova casa gremista: 55.337 pessoas.
Antes da bola rolar, uma série de homenagens às vítimas da tragédia aérea na Colômbia foram realizadas. Um bandeirão com a camisa do clube catarinense foi exibida e a arbitragem atuou toda de verde, cor da Chape.
Com o início de jogo, o Atlético-MG, mesmo jogando fora de casa, foi para cima do Grêmio por conta da necessidade em marcar dois gols. aos sete minutos, Lucas Pratto soltou uma bomba de longe e assustou o goleiro Marcelo Grohe.
O Galo foi melhor no primeiro tempo, criando e incomodando mias o rival, mas a melhor chance de marcar foi do Grêmio. Aos 39 minutos, Douglas deu um lindo passe para Everton, que se infiltrava na área. O atacante saiu na cara de Victor e bateu colocado, mas o goleiro mineiro fez uma grande defesa.
Sem conseguir marcar no primeiro tempo, o Atlético-MG abriu mão de um volante para lançar mais um meia no intervalo e voltou a tentar pressionar o Grêmio. Mas a torcida tricolor acordou na etapa final e começou a empurrar seus jogadores.
O jogo melhorou, mas com o passar do tempo ia ficando cada vez mais dramático para o Atlético-MG, enquanto o Grêmio começava a controlar mais o jogo e ir deixando o tempo passar. Ainda assim, o tricolor assustava quando o Galo bobeava e explorava os contra-ataques.
Faltando cinco minutos para o fim do jogo, o placar ainda não tinha sido alterado, e a torcida gremista começou a fazer a festa nas arquibancadas. Aos 43 minutos, Bolaños, que tinha acabado de entrar, completou a festa ao aproveitar sobra de bola para marcar o gol da vitória e do título, que faz o time gaúcho se tornar o maior campeão da história da Copa do Brasil com cinco conquistas. Nem o golaço de Cazares, aos 45 minutos, do meio campo, aproveitando que o goleiro Marcelo Grohe estava adiantado, esfriou o clima de festa.
Após o apito final, uma grande confusão se formou, envolvendo muitos jogadores das duas equipes e Carol Portaluppi, filha do técnico Renato Gaúcho, cumpriu a promessa de entrar no gramado após o título.