NÃvio Dorta/G1Mercado 2015: em Alagoas, CRB faz as contratações de maior impacto Todo SegundoO mercado do futebol alagoano esfriou neste final de ano. Os times foram às compras a partir de novembro e 2014 termina com os elencos praticamente montados. Até pelo calendário que tem para o próximo ano, com destaque para o retorno à Segunda Divisão do Brasileiro, o CRB fez os maiores investimentos. O Galo definiu até agora nove contratações e, entre elas, o acerto com o badalado meia Morais foi a de maior impacto no estado.
Revelado pelo clube, o jogador estava no América-RN, mas teve temporadas de grande destaque por Vasco e Corinthians. Aos 30 anos, o alagoano volta a jogar em casa e espera recuperar sua melhor forma. O acerto com Morais lembra a contratação de Aloísio Chulapa pelo CRB, em 2011.
Depois de fazer sucesso no São Paulo, conquistando o Mundial e três Brasileiros, o centroavante rodou por alguns clubes até voltar ao Galo, sendo decisivo na conquista do acesso naquele ano. Chulapa, inclusive, festejou a maior contratação regatiana para 2015.
- O Morais é um jogador de alto nível, que cria e também chega na área para fazer belos gols. Tenho certeza que em casa ele vai ser aquele Morais de Vasco, Corinthians, Atlético-PR... Voltei para minha Alagoas depois de muito tempo e posso dizer que renovei minhas forças. É outra coisa. Morais vai jogar ao lado da família, dos amigos, diante de uma grande torcida e num clube grande, que está numa elite do futebol nacional - declarou o ídolo do CRB.
O Galo também chamou a atenção da torcida ao fechar com o centroavante Lima. Maior artilheiro da história do Joinville, com 140 gols, o jogador, de 32 anos, defendeu nesta temporada o Paysandu e o Ceará e chega a Alagoas para ser a referência ofensiva da equipe.
Sem os recursos do rival, CSA e ASA foram mais modestos nas contratações. O Azulão, em termos de repercussão, ganhou destaque na mídia ao fechar com o meia alagoano Elvis, ex-Vitória e Botafogo. Na parte técnica, a grande aposta é o meia Rafael Granja, ex-Vitória da Conquista e Vitória.
O Alvinegro passou por eleições recentemente, está em período de transição de diretorias e enfrenta dificuldades financeiras. A melhor notícia para os torcedores foi a renovação do técnico Vica, fundamental para a formação de um time competitivo. Em relação ao elenco, o acerto com o atacante Everton (ex-Salgueiro) merece destaque.
O CSE reforçou o ataque com o conhecido atacante Luiz Paulo, que já defendeu o CRB e estava no Botafogo-PB, e o atual campeão alagoano Coruripe foi buscar jogadores que ainda lutam por espaço, dentro da política de investimentos menos badalados do clube. Entre os reforços, se destaca o centroavante Casagrande, goleador do Jacuipense na Série D deste ano. O Santa Rita segue investindo em jovens valores e uma das apostas é o meia Braem (ex-Criciúma).
O Campeonato Alagoano começa no dia 18 de janeiro e, com a desistência do Sport Santo Antônio, vai ter nove equipes. A TV Gazeta transmite a competição com exclusividade em 2015.
Do Globo Esporte AL