30/07/2016 19:14:06
Esportes
No talento, Brasil vence Japão por 2 a 0 no último ensaio para o ouro
Gols de Gabriel e Marquinhos dão vitória segura à seleção olímpica, com poucos momentos de brilho individual
reprodução/TV GloboNo talento, Brasil vence Japão por 2 a 0 no último ensaio para o ouro
Todo SegundoA serra dourada abriu o sonho dourado do Brasil. Com jogadas de ouro, outras de prata, algumas que nem levariam medalha, mas uma vitória segura por 2 a 0 sobre o Japão. O gostinho do título chegou a ser sentido nas tabelas e triangulações ofensivas, no talento individual de Neymar, Felipe Anderson e companhia, mas o Brasil não conseguiu fazer por muito tempo um jogo próximo do ideal, embora só tenha sido ameaçado uma vez pelo Japão. O amistoso consolidou algumas ideias de Rogério Micale e mostrou que outras precisam ser aperfeiçoadas, mas em nenhum momento se viu a "seleção suicida" que se temia pelos treinos. Foi um time equilibrado e seguro, que resolveu o jogo no talento genuíno da garotada.

PRIMEIRO TEMPO
Seria educativa a estatística de quanto tempo a bola passou no campo de ataque do Brasil. Após 10 minutos de dificuldades, os atacantes passaram se movimentar mais pelo campo e causar estragos na defesa japonesa. Felipe Anderson sofreu um pênalti não marcado e exigiu boa defesa do goleiro Nakamura antes que Gabriel, deslocado da direita para a esquerda, recebesse no meio e arrancasse em direção ao gol. O desvio em Ueda não tirou a beleza do 1x0. Marquinhos ampliou de cabeça, enquanto Thiago Maia e Neymar acertaram o travessão. Em vários momentos, os treinos de Micale se reproduziram no amistoso.

SEGUNDO TEMPO
Não virou pelada, mas o melhor posicionamento do Japão, que parou de desmontar suas linhas ao correr atrás dos atacantes brasileiros, e o excesso de substituições, fez com que o jogo caísse bastante de nível. Micale botou todo mundo para jogar. Terminou com Uilson, William, Marquinhos, Luan Garcia e Douglas Santos; Rodrigo Dourado, Walace e Renato Augusto; Luan, Neymar e Gabriel Jesus. O Brasil tentou o terceiro gol, mas sem tanto ímpeto.

PÚBLICO E RENDA
32.517 pessoas pagaram para assistir à vitória brasileira. O público total foi de 33.458. A renda foi de R$ 1.508.070,00. Vale lembrar que os torcedores que foram ao Serra Dourada com a camisa oficial da Seleção pagaram meia entrada.

PRÓXIMOS JOGOS
A seleção brasileira viaja na noite deste domingo, depois de folgar durante o dia, para Brasília, onde fará seus dois primeiros jogos pelo Grupo A da Olimpíada: dia 4 de agosto contra a África do Sul, e 7 diante do Iraque. Depois, enfrentará a Dinamarca, no dia 10, em Salvador. O Japão está no Grupo B ao lado de Colômbia, Nigéria e Suécia.

NEYMAR
O atacante continua há quase um ano sem fazer gols pela seleção brasileira. Os dois últimos foram no amistoso contra os Estados Unidos, no dia 8 de setembro do ano passado. Vale lembrar que os que ele marcar por essa seleção olímpica não valem para sua estatística na principal, em que ele já acumula 46 em 70 partidas.

QUATRO ATACANTES

Micale trocou Felipe Anderson por Luan no intervalo, substituição feita durante toda a preparação em Teresópolis. O gremista se juntou a Gabriel, Neymar e Gabriel Jesus, mas não foi um atacaaaaante para valer. Ele iniciava as jogadas na posição de Felipe Anderson, e depois afundava mais numa linha de quatro ofensiva. Isso, porém, só durou 17 minutos, até que o volante Walace entrasse no lugar do atacante Gabriel.

UILSON
O substituto de Fernando Prass justificou a confiança da comissão técnica. No início de jogo, mostrou velocidade ao sair do gol e interceptar lançamento dentro de sua área. No segundo tempo, no maior lance de perigo do Japão, corrigiu erro de Thiago Maia e defendeu chute de Nakajima depois de fechar bem o ângulo. Ele também mostrou calma ao sair jogando pelo chão.

Do Globo Esporte

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.