AssessoriaAuditório da Casa Museu Graciliano Ramos passa por reforma, em Palmeira Todo SegundoDa AssessoriaDevolver ao município de Palmeira dos Índios os equipamentos culturais sucateados pela ação do tempo e, também, pelo descaso de gestões passadas, é um dos compromissos do governo Júlio Cezar. Assim, além da revitalização da estrutura física da Casa Museu Graciliano Ramos, que está sendo feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prefeito também autorizou a reforma do auditório da casa onde viveu o escritor Graciliano e que ganhará novos ares. A obra do auditório deverá ser concluída até o dia 20 de outubro.
Para a secretária de Cultura do município Isvânia Marques, a necessidade de abrir as portas do auditório da Casa Museu é urgente. “O lugar é propício e receptivo para as artes e a cultura. Estamos muito felizes com isso. Temos a previsão de entrega da obra para a segunda quinzena de outubro, pois é um serviço demorado e tem a ver com o telhado, que é a base principal da obra. Tenho certeza que o Governo do Povo de Palmeira não está prestando apenas um serviço à população, mas contribuindo, literalmente, para que a cultura finalmente tenha o seu espaço e o povo palmeirense tenha finalmente um espaço para utilizar em tudo que é manifestação artística”, destacou a secretária.
O prefeito Júlio Cezar disse que há oito anos a população espera a revitalização e modernização da Casa Museu. Mas, agora, o sonho se tornará realidade. “Modernizar a Casa Museu é devolver aos palmeirenses o que nunca deveria ter sido tirado. É resgatar a cultura e, também, os equipamentos culturais. Depois da reforma, promovida pelo Iphan, os pertences de Graciliano ficarão abrigados em uma estrutura moderna, onde serão exibidos trechos de filmes, livros e documentários referentes à obra e vida do escritor e ex-prefeito palmeirense. Já o auditório, que está sendo reformado por nós, ganhará ares novos e estará pronto para receber grandes espetáculos e fomentar a cultura na região”, finalizou o prefeito.