Todo SegundoAutoescolas cumprem nova resolução do Contran em Palmeira dos Índios Todo SegundoDo Todo SegundoAs autoescolas de Palmeira dos Índios, já seguem a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina o aumento das horas/aula na parte prática do curso de habilitação nas categorias A e B, que passa de 15 para 20 horas no caso das motos e de 20 para 25 para carros.
A mudança também reflete no bolso do consumidor. O estudante Carlos Emanoel, de 25 anos, acredita que a medida, pelo menos em um primeiro momento, reduzirá a procura pelas autoescolas. É caro conseguir se habilitar. Com essas aulas a mais, as pessoas acabarão deixando para depois”, acrescentou.
Alunos que se matricularam antes do dia 1º de dezembro, data que entrou em vigor a resolução, não precisarão passar por essa mudança de horas e valor do curso. Os que estão adquirindo agora sentirão no bolso essa mudança, já que com o aumento no tempo nas aulas práticas será necessária a contratação de mais instrutores, além de repassar para o aluno o aumento nos gastos com os carros e motos. O valor do curso de habilitação será reajustado em, aproximadamente, 30%.
Douglas Monteiro diretor de uma duas autoescolas existentes em Palmeira dos Índios, diz que a mudança será benéfica para os futuros condutores. “Eles terão um treinamento mais considerável, é válido para eles. Eles vão adquirir um conhecimento maior com mais tempo para aprender.” Explica.
O reajuste é resultado da terceirização de serviços de tecnologia que, segundo a diretoria do Detran/AL, vai tornar o processo de confecção do documento mais seguro e ágil. A partir do dia 13 de dezembro, o sistema no Estado será totalmente digital e a identificação do motorista realizada por meio da biometria (impressão digital), foto e assinatura digitalizadas.