Casal apresenta ações para solucionar falta de água em Arapiraca Todo SegundoPor Roberto GonçalvesAtendendo a um convite da Câmara Municipal de Arapiraca o presidente da Companhia de Água e Saneamento de Alagoas – Casal, Clésio Falcão e o secretário de Estado e Recursos Hídricos Alexandre Ayres, apresentaram os planos de ação da empresa para solucionar o problema da falta de água em Arapiraca e os inúmeros vazamentos que provocam indignação da população com o desperdício de água tratada na zona urbana e rural do município. O encontro foi realizado no plenário do legislativo de Arapiraca com a presença do público da prefeita Célia Rocha (PTB) e a condução dos trabalhos do vereador Moisés Machado (PSD) primeiro secretário da Mesa Diretora.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) Tácito Marques Castelo Branco, gerente da Unidade de Negócios do Agreste. Durante três horas, os vereadores ouviram dos dirigentes da estatal, um elenco de ações que a empresa tem programado com a contratação de uma empresa para realizar os serviços que dentro de um período de três meses vai aumentar a oferta de água e ampliar a rede de distribuição para as comunidades rurais. A empresa vai realizar inclusive a recomposição do pavimento.
Explicou que os serviços devem está concluído em um prazo de três meses, cumprindo as normas do contrato emergencial e os serviços serão realizados em dez cidades do Estado incluindo Maceió e Arapiraca. O presidente da Casal assegurou que essa ação será emergencial, e que vai contribuir muito com a diminuição desses problemas Explicou os problemas dos vazamentos em Arapiraca ocorre em razão da estrutura da rede de distribuição obsoleta que não mais suporta a pressão.
Ele lembrou, que rede de distribuição de água na parte baixa da cidade é muito antiga, foi implantada na década de 70, os canos não suportam mais a pressão da água e acabam estourando, completou.. Entre as soluções apontadas pelo presidente da Casal, para resolver o problema do abastecimento de água em Arapiraca, será preciso renovar a tubulação da rede de distribuição.
Ele garantiu que, até janeiro de 2016, a Casal terá um plano de investimentos para ampliar a rede de distribuição de água em todo o Estado, inclusive para levar água até as 36 comunidades rurais de Arapiraca que até o momento não contam com esse beneficio. Os vereadores fizeram diversos questionamentos aos dirigentes da Casal e ao próprio secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, sobre as ações para melhorar o abastecimento de água na cidade.
Clécio Falcão e Alexandre Ayres agradeceram o convite para participarem da reunião e deixaram claro, que não estavam transferindo a responsabilidade das ações para ninguém, mas fazendo o possível para resolver um problema que é de todos, a falta de água. A prefeita Célia Rocha, parabenizou os vereadores por realizarem uma reunião dessa importância, principalmente para tratar de um assunto tão complicado como a falta de água e que vem afetando toda a comunidade arapiraquense.
Participaram da reunião, os vereadores Sérgio do Sindicato, Professora Graça Lisboa Ronald Vital Rios, Rogério Nezinho, Adalberto Saturnino, Gilvânia Barros, Fabiana Pessoa, Fábio Chaves (Dr. Fábio) e Josias Albuquerque.