Todo Segundo
Católicos confeccionam tapetes de Corpus Christi em Palmeira Todo SegundoDo Todo SegundoDezenas de fiéis estão nas ruas de Palmeira dos Índios desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (4), para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi em vários pontos da cidade por onde vai passar a procissão.
Figuras de Jesus Cristo, da Santa Ceia, do cálice e da Virgem Maria, entre outros símbolos religiosos, são montados com produtos como flores, serragem, pó de café e materiais reciclados. A responsabilidade é dos movimentos pastorais de quatro paróquias do município. Cada um dos movimentos fica responsável pela confecção de cerca de 200 metros do tapete que simboliza elementos da igreja.
A tradição de confeccionar os tapetes para a procissão de Corpus Christi começou em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Desde então, todos os anos, a igreja faz a celebração de Corpus Christi com procissões pelas cidades e ruas enfeitadas em forma de tapete para a passagem da eucaristia.
O nome Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A celebração é realizada sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos.
A missa será celebrada às 15h, na Igreja São Vicente, localizada no bairro Jardim Brasil, de onde sairá à procissão pelas principais ruas e avenidas da cidade até a Catedral Diocesana, no centro do município. A cerimônia será presidida pelo Bispo Dom Dulcêncio Fontes de Matos. A expectativa é que seis mil pessoas participem da missa e da procissão.
A procissão de Corpus Christi gera desvios e bloqueios no trânsito da região central de Palmeira dos Índios, ao longo desta quinta-feira. Os bloqueios começaram desde das 8h30, e seguem até às 18h30, em diferentes pontos do município.