Celebrações marcam a quinta-feira santa em Palmeira dos Índios Todo SegundoDo Todo SegundoFiéis participaram na manhã desta quinta-feira (2) da Missa dos Santos Óleos, celebrada na Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios. A missa foi celebrada pelo Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos. A cerimônia marca a bênção dos óleos usados nas unções durante o ano.
A missa celebrou o início das atividades pascais. Além disso, os padres reafirmam os votos feitos no dia de seus ordenamentos e são ungidos os óleos utilizados pela igreja nos ritos católicos. A celebração da semana santa em Palmeira dos Índios segue até o domingo de Páscoa.
De acordo com a Igreja Católica, a missa do Crisma é quando é dada a bênção dos óleos usados nos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. A Crisma é um sacramento em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com o "óleo de oliveira".
Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os "confirmandos", invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo santo. Para a Igreja Católica, a cerimônia marca a confirmação do Batismo de todos os seguidores de Cristo, que morreu e ressuscitou para salvar a humanidade.
No final da tarde foi realizada a missa de lava-pés, lembrando os últimos passos de Jesus, que por saber que havia chegado a sua hora de voltar para o pai, durante a Santa Ceia lavou os pés dos discípulos e instituiu a Eucaristia. A Igreja celebra na Quinta-feira Santa o mistério da instituição da Eucaristia e realiza novamente a cerimônia dos lava-pés.
Veja a sequência da programação:Sexta-feira da Paixão, 03/04/201504h –Via Sacra da Catedral até o Cristo do Goití
10h – Via Sacra na Catedral com transmissão pelo Portal Todo Segundo
15h – Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, em seguida procissão com imagem do Senhor Morto
Sábado de Aleluia 04/04/201521h - Solene Vigília Pascal
Domingo de Páscoa, 05/04/201509h30 – Santa Missa de Páscoa com as crianças
10h30 – Batizados
17h – Santa Missa de Páscoa
19h – Santa Missa de Páscoa