Alberto JúniorCorpus Christi leva milhares de fiéis às ruas de Palmeira dos Índios Todo SegundoDo Todo Segundo
Milhares de fiéis se reuniram para a tradicional missa de Corpus Christi, na tarde desta quinta feira (26), em Palmeira dos Índios. Cerca de seis mil pessoas, segundo os organizadores, participaram da celebração e da caminhada em homenagem ao Sacramento da Eucaristia.
Após a missa celebrada no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Humberto Mendes, localizada no bairro São Francisco, fieis seguiram o símbolo do Corpo de Cristo em procissão pelas principais ruas e avenidas da cidade até a Catedral Diocesana, no centro do município.
A missa, que este ano teve o tema “Eucaristia, fonte de misericórdia”, foi presidida pelo Bispo Dom Dulcêncio Fontes de Matos. O tema deste ano faz uma alusão ao Jubileu da Misericórdia, promulgado pelo papa Francisco no final do ano passado.
Maria da Conceição, diz que, para ela, a procissão de Corpus Christi é um ato de fé. "Desde muito pequena participo. Penso que mais que um dever, é um prazer para o cristão estar em uma celebração como essa. Aqui é um ato de fé, pois Cristo está vivo e presente na eucaristia”, afirma.
Corpus ChristiA tradição de confeccionar os tapetes para a procissão de Corpus Christi começou em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Desde então, todos os anos, a igreja faz a celebração de Corpus Christi com procissões pelas cidades e ruas enfeitadas em forma de tapete para a passagem da eucaristia.