18/11/2015 11:06:09
Municípios
Dia Municipal do Bombeiro Civil é aprovado no Legislativo de Arapiraca
Projeto de Lei é de autoria do vereador Moisés Machado e valoriza 450 Bombeiros Civis
Dia Municipal do Bombeiro Civil é aprovado no Legislativo de Arapiraca
Todo SegundoPor Roberto Gonçalves

Na sessão ordinária desta terça-feira, (17) presidida pelo vereador Márcio Marques e com a presença da maioria dos vereadores foi aprovado projeto de lei de autoria do vereador Moisés Machado (PSD) que institui o Dia Municipal do Bombeiro Civil no município.

A matéria estava tramitando nas comissões da Casa e após receber os pareceres favoráveis foi aprovada. A aprovação da matéria foi acompanhada por dezenas de Bombeiros Civis liderados pelo presidente da Associação dos Bombeiros Civis do Agreste e Sertão – (Abcas) Higor Rodrigues.

Atualmente em Arapiraca conta com 450 Bombeiros Civis que são regulamentados por lei estadual e federal, lei federal no 11.901 de 12 de Janeiro de 2009; e lei estadual 7.410 de 04 de setembro de 2012; Hoje o bombeiro Civil é um profissional que protege pessoas e patrimônios de riscos de incêndios e vazamentos, inspeciona e testa equipamentos de segurança.

Realiza salvamentos terrestres, aquáticos e em altura e presta primeiros socorros. Treina equipes e brigadas em situações de emergência. A aprovação não contou com a presença do autor da matéria em razão de está em Maceió acompanhando os tramites legais para a liberação do corpo da funcionária dos Correios, Yvana Karlla dos Santos, que é de Arapiraca e foi vítima fatal no grave acidente na tarde desta terça-feira, (17) na Al-220. A vereadora Graça Lisboa (PSD) leu uma mensagem de Moisés Machado na sessão.

Foi aprovado requerimento da vereadora Aurélia Fernandes (PMDB) requerendo a prefeita Célia Rocha e ao secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado pelo município de Arapiraca, em 2006, pelo Ministério Público Federal e Estadual, onde obriga o município a pagar todos os procedimentos realizados pela Auto Complexidade do SUS nos tratamentos de pacientes renais crônicos nos hospitais de Arapiraca, Chama e Afra Barbosa, em especial os pacientes que fazem hemodiálise.

A vereadora chamou a atenção, para o fato de que a prefeitura regularize esses pagamentos para que não falte o atendimento necessário a esses pacientes, que sem eles, com certeza estarão colocando suas vidas em risco. A Câmara municipal de Arapiraca volta a se reunir em sessão ordinária na noite desta quarta-feira, (18) a partir das 19h40.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.