Educação: MunicÃpios devem elaborar seus Planos de Cargo e Remuneração Todo SegundoOs estados e municípios brasileiros têm até o final do ano para adequar ou elaborar seus Planos de Carreira e Remuneração (PCR) para os servidores da Educação, seja na esfera do magistério ou administrativa.
A medida atende à meta 18 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estipula que os planos municipais e estaduais estejam revisados ou elaborados em um prazo de dois anos, a partir da promulgação do PNE – ocorrida em 2014.
A partir desta demanda, o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) instituíram uma Rede de Assistência Técnica para a adequação e elaboração destes planos (Rede PCR) em todo o país.
Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) são responsáveis pela coordenação da Rede PCR e promovem, a partir do próximo dia 25, uma série de formações sobre o tema com secretários municipais de Educação e técnicos das comissões responsáveis pela elaboração e revisão dos planos.
“Esta primeira etapa de formação acontece de 25 a 29 no Cenfor/Cepa, a partir das 9h. Nos dias 25 e 26, 51 municípios participam da formação, enquanto nos dias 28 e 29, será a vez de mais 51 municípios”, adianta Tércio Alexandre da Silva, coordenador da Rede PCR em Alagoas.
Outras duas etapas da formação acontecem nos meses de maio e junho. Para mais informações sobre a Rede PCR basta acessar o endereço https://al.undime.org.br.
Agência Alagoas