14/09/2015 18:11:30
Municípios
Estado discute estratégias para elevar índices educacionais nos municípios
Seminário de ações articuladas aborda temáticas relacionados às práticas pedagógicas, legislação e avaliações na região
Valdir Rocha e José DemétrioEstado discute estratégias para elevar índices educacionais nos municípios
Todo SegundoA Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu mais uma edição do Seminário de Ações Articuladas. Desta vez, a reunião foi com os municípios sertanejos, com técnicos das regiões contempladas pela 6ª e 8ª Gerências Regionais de Educação, que correspondem, respectivamente, aos municípios de Santana do Ipanema e Pão de Açúcar. Ao todo, 17 municípios participaram do evento.  A meta é fortalecer o regime de colaboração e a elevação dos índices educacionais. 

O seminário engloba três aspectos da educação básica: alfabetização, abordando processos metodológicos para 4º e 5º ano do ensino fundamental; legislação, com as possibilidades para correção de fluxo e diminuição do índice de reprovação; além de orientações acerca das avaliações em larga escala.

Uma iniciativa das superintendências de Sistema Estadual de Educação e de Políticas Educacionais do órgão, a formação é voltada para técnicos pedagógicos, de normatização e inspeção e secretários escolares das secretarias municipais, com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas acerca das temáticas.

Para a secretária escolar de Maravilha, Monacleide Rodrigues, as informações obtidas no seminário contribuirão ainda mais para organização e implementação de ações naquele município, que atualmente conta com oito escolas e dois centros de educação infantil. “Vai somar muito. Esclareceu sobre aspectos importantes acerca do calendário escolar, dias letivos, avaliações, entre outras dúvidas, que errávamos por falta de conhecimento”, disse.     

O resultado é considerada exitoso, permitindo troca de experiências e estratégias, além de possibilitar diagnóstico situacional qualitativo de cada região acerca dos atuais índices. É o que afirma a gerente de Orientação, Normatização e Inspeção Escolar da Suges, Juliana Cahet.

 “O trabalho tem sido proveitoso, contando com o acolhimento dos municípios por onde passamos. No caso da área da legislação, por exemplo, percebemos o interesse que eles tem em conhecer mais o assunto", afirmou Juliana Cahet, apontando os exemplos dos municípios de Jaramataia e Palestina, que já estão colocando na prática as orientações recebidas.

Segundo a gerente de Estatística e de Avaliação Educacional da superintendência de Sistema Estadual de Educação e também uma das formadoras, Cheila Vasconcelos, as orientações aos técnicos e o compartilhamento dos trabalhos realizados em cada região acerca da correção de fluxo, reclassificação e classificação dos alunos, além da progressão parcial, são fundamentais para elevação do  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Os dados de reprovação são públicos, mas é importante conhecer o que cada município está fazendo, as estratégias de recuperação. A possibilidade de discutir problemas e também soluções torna esta experiência ainda mais enriquecedora”, pontuou.

De olho nos índices
A gerente da 6ª Gerência Regional de Educação, Ana Maria de Oliveira França, avalia positivamente a ação. “Este momento fortalece parceria com os municípios e tudo que vem em prol da educação pública de Alagoas é bem-vindo”, declarou.

"Estas ações mostram como questões como repetência e evasão escolar influenciam negativamente os nossos índices e como é importante a união entre família, escola e aluno para mudar esta realidade", avaliou a chefe de sistema da mesma regional, Dartaane Brandão.

Cronograma
As próximas edições, ainda este mês, serão em Arapiraca – 5ª Gere - dias 17 e 18; São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios – 2ª e 3ª Geres, respectivamente, nos dias 20 e 21; e Viçosa e Rio Largo, que correspondem a 4ª e 12ª Geres, nos dias 24 e 25. 

Agência Alagoas

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.