Todo SegundoGaris coletam lixo sem equipamentos de proteção em Palmeira Todo SegundoDo Todo SegundoUm flagrante feito pela equipe de reportagem do portal
Todo Segundo, na manhã desta quarta-feira (10), mostra os garis de Palmeira dos Índios trabalhando sem equipamentos de proteção obrigatórios durante a coleta de lixo na cidade.
Nas imagens é possível ver os garis, usando bonés simples com um pano na cabeça e um deles de bermuda. Mesmo assim, os trabalhadores ficam expostos a riscos como queimaduras e lesões com objetos cortantes.
Perguntado pela nossa reportagem sobre a ausência dos equipamentos obrigatórios de proteção, um gari respondeu: "A gente se quiser usar luvas tem que comprar, já vem assim a muito tempo. A prefeitura não dar, e como vamos trabalhar com coisa ruim?”, questiona o agente de limpeza.
Por telefone, o secretário de Serviços Urbanos, Bastos Calixto, disse que já abriu um processo de licitação no início deste ano para a compra de novos equipamentos de proteção individual (EPIs). "Estamos aguardado os novos EPIs, para poder fazer a entrega desses equipamentos”, disse.
Pela legislação que regula o setor, durante o trabalho, os garis devem usar luvas, botinas, máscaras, óculos, bonés e protetores de ouvido. O kit com esses itens de segurança deve custar, em média, R$ 70.