Cortesia - Enf. Márcio PinheiroHospital Santa Rita firma convênio de R$ 1,2 milhão com a prefeitura Todo SegundoPor Roberta SampaioUm milhão e duzentos mil reais. Este é o valor que será repassado para o Hospital Santa Rita após a assinatura de convênio firmado entre a Unidade Hospitalar e a prefeitura de Palmeira dos Índios. De acordo com o provedor do hospital, Dr. Pedro Gaia, os recursos serão destinados para a reestruturação do Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e lavanderia do Santa Rita.
"O hospital está passando por um momento de transformação e, nesse momento estamos utilizando novos métodos de trabalho que são as parcerias. A partir da implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Palmeira dos Índios, foram transferidos os atendimentos de urgência e emergência e o hospital ficou servindo como "retaguarda", e nós estamos trabalhando com internamentos hospitalar de cirurgias, pro hosp - cirurgia geral e ortopédica, enfim, estamos criando mecanismos e damos graças à Deus por estarmos praticamente todos os dias lotado, estamos trabalhando no limite da nossa capacidade". explica o médico.
Na oportunidade, o provedor expôs aos presentes os trabalhos que foram desenvolvidos pela atual administração, mostrando como estava o hospital antes e as melhorias feitas nos últimos meses. Foram exibidas imagens do necrotério do hospital antes e depois de sua reforma, que contou com a ajuda financeira da vereadora palmeirense Marta Gaia. Houve também a reforma do refeitório que, além de pintura e mobiliário ganhou também vários utensílios para a cozinha.
O médico informou ainda que ao assumir a provedoria encontrou os 11 respiradores da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quebrados e, deste número, 06 já foram reformados. Outra obra citada foi a reforma da recepção do hospital e parte das enfermarias onde foram recebidas doações de aparelhos televisores e ares condicionados.
De acordo com o provedor, a atual administração não está fazendo um hospital para atender apenas a particulares e planos de saúde, sendo uma gestão voltada para à população que precisa das enfermarias e também para que os pacientes de Palmeira dos Índios não precisem ser deslocados para outros municípios como, por exemplo, Arapiraca ou até mesmo a capital do Estado. Para Pedro Gaia, o objetivo é que tudo seja resolvido no próprio hospital Santa Rita.
"Tomamos várias medidas para conter gastos e temos a certeza que vamos recuperar o hospital e fazer com que ele volte a se destacar pela sua excelência no atendimento à população. Esta casa é nossa, temos que zelar e trabalhar por ela, e cada uma tem o direito de participar. Estamos imbuídos em fazer com que o Santa Rita renasça e os nossos pacientes sintam esta mudança" declarou o Provedor.
Para Pedro Gaia, com a parceria entre o hospital e prefeitura, e o apoio dos funcionários, o hospital irá superar as dificuldades financeira pelas quais estava passando. "Temos certeza que estamos fazendo o melhor para Palmeira dos Índios. O nosso intuito é poder atender, a cada dia, um número maior de pacientes, cuidar das pessoas com o respeito e dedicação que elas merecem" garante.
Os ProjetosAinda durante sua fala, o provedor pautou algumas ideias para serem amadurecidas e, assim, poderem ser estudadas e colocadas em prática, entre elas o projeto para uma grande reforma onde seria construída uma enfermaria em toda a parte térrea do hospital, e os setores administrativos passariam para um primeiro andar.
"O Aérton deu a ideia de fazer com que o hospital funcione também com um pronto-socorro para fraturas, mas precisamos de espaço físico, e só teremos esse espaço com reformas e ampliações. Precisamos entender que aquilo que for bom para Palmeira e para o hospital tem que ser discutido por meio de parcerias que possibilitem a execução desses projetos". explica Pedro Gaia.
InovaçãoMais uma boa notícia foi repassada na ocasião pelo provedor do hospital junto com o médico ortopedista Dr. Gustavo. De acordo com os médicos, o Santa Rita está fazendo cirurgia no joelho por vídeo e o procedimento é pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS),fato que nunca tinha acontecido antes, e segundo o Dr. Gustavo até o mês de dezembro será alcançado, em média, mais de 100 cirurgias para a população local e de municípios circunvizinhos.
"Confesso que estou surpreso com a administração do Dr. Pedro Gaia, pois não imaginei que se pudesse fazer tanto em tão pouco tempo. O hospital precisa de gestores assim, Palmeira dos Índios merece todo o esforço e dedicação de todos nós, estando no meio político ou não, pois o bem estar das pessoas deve estar acima de qualquer questão política", enaltece o deputado Estadual Edval Gaia Filho (PSDB).
Já o prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro (PSDB) disse que "Sabia da capacidade do Dr. Pedro Gaia e parabenizo pela grandeza do seu pensamento e da sua ousadia para enfrentar esta empreitada. Tenho certeza que agora o hospital dará um grande avanço no que se refere a qualidade dos serviços prestados e, pode ter certeza que o Santa Rita tem nossa parceria e o nosso carinho para ajudá-los sempre", garante o prefeito James Ribeiro.
O presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, Salomão Torres (PSDB), também fez questão de elogiar a atual administração do Santa Rita afirmando que "Aprovo e parabenizo o trabalho que o Dr. Pedro Gaia vem fazendo estando como provedor do Hospital Santa Rita. Sabemos de sua luta para angariar recursos e apoio para o Santa Rita. É imensa a satisfação de ver o hospital crescendo novamente e se esforçando para melhorar cada vez mais a qualidade do seu atendimento" disse o presidente.
Estiveram presentes representantes dos poderes legislativo estadual e municipal, secretários municipais, da igreja católica, além de funcionários e representantes das equipes médicas do hospital Regional Santa Rita.