Roberta SampaioHospital Santa Rita oferece acolhida para as mães de crianças internadas em UTI Todo SegundoPor Roberta SampaioAcolher, orientar e assistir as mães das crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-Neo) do Hospital Regional Santa Rita, estimulando e dando condições para a permanência das mães junto às crianças sob cuidados hospitalares. Este, segundo o Provedor da unidade hospitalar, Dr. Pedro Gaia, é o principal objetivo da Casa de apoio inaugurada na manhã desta quinta-feira (15), em Palmeira dos Índios.
De acordo com o Provedor, o projeto que está sendo executado possibilitará que as mães tenham um local para poder se alojar de forma mais confortável. A casa de apoio está localizada na rua Deputado Medeiros Neto, nº189, ficando a poucos metros de distância do hospital. Fato que facilita o descolamento das mães.
A Casa disponibilizará hospedagem e alimentação para as mães. O local foi totalmente reformado e mobiliado com camas, sala de estar, aparelho de televisão, cozinha com fogão, geladeira, mesa e todos os utensílios domésticos, além de roupas de cama, mesa e banho.
Ainda de acordo com o Provedor, a condição hospitalar, traz situações de desconforto e estresse em decorrência de toda a ansiedade da alta médica, do afastamento temporário de suas casas e de seus familiares. Sendo assim, a proposta é manter a presença das mães durante o período de internamento de seus filhos de maneira mais acolhedora.
Reorganização do hospital"Estamos fazendo um trabalho de reorganização e incentivo para que tenhamos nesta casa uma recuperação total da credibilidade, do atendimento, da estrutura física e material. Passamos por um momento de dificuldades, mas sabemos que não é apenas no setor da saúde, e sim, em todo o País. Mas, tenho certeza que juntos, parte administrativa, provedoria, setor médico, enfim, todos irmanados, vamos conseguir resgatar a condição deste hospital que sempre foi exemplo para todo o sertão de Alagoas ", afirma Dr. Pedro Gaia.
O médico-Provedor disse que quase todos os equipamentos do hospital estão sendo recuperados e a reforma da nova portaria do hospital já foi concluída para atender melhor a população. "Temos todos os dias quase cem por cento de todos os leitos ocupados no hospital. É isso o que tem nos dado força e coragem para continuar esta luta. Estamos a 9 meses à frente desta Instituição em companhia com o diretor médico, Dr. Cláudio e o Tesoureiro, Dr. Agamenon, juntos com os outros que fazem esta casa dando o melhor para que os nossos pacientes sejam assistidos da melhor maneira possível" garante o Provedor.
Segundo o médico, o Hospital Rita é uma das mais importantes Instituições de Palmeira dos Índios, empregando mais de 500 funcionários, e realizando aproximadamente 50 cirurgias por dia.
AgradecimentosDurante sua fala o médico Provedor fez alguns agradecimentos, entre eles, à sua esposa, dizendo que "Quero agradecer também a minha esposa, vereadora Marta Gaia, que tem me dado uma enorme ajuda, em todos os sentidos. No que diz respeito ao hospital, inclusive com sua ajuda financeira, pois foi ela quem nos presenteou com a reforma do necrotério do Santa Rita, que se encontrava sem nenhuma condição física e estrutural. Hoje, podemos dizer que ele se encontra em condições de realizar seu trabalho de forma digna".
O dia do MédicoO dia do médico será comemorado nacionalmente no próximo domingo (18 de outubro), contudo, também na manhã desta quinta-feira (15), o provedor do Hospital Santa Rita organizou uma missa na capela do hospital para os médicos, sendo a mesma celebrada pelo pároco Antônio Bernardo que, após o término do ato religioso, concedeu bênçãos as obras inauguradas.
"Quero agradecer a presença de todos, sei que alguns não puderam estar presentes pois estão operando, ou dando plantões em outros lugares. Pedimos ao nosso senhor Jesus Cristo que ilumine esta casa, para tenhamos paz, harmonia e compreensão. Que nos possamos atender a todos os pacientes que estão necessitando de nossos serviços, com amor, carinho e dedicação" finalizou o provedor.
Foi servido um Coffee Break no auditório do hospital para todos os convidados.