DivulgaçãoIgaci lidera ranking das cidades com mais casos confirmados de Chikungunya em AL Todo SegundoDados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta quarta-feira (04) mostram que, de 1º de janeiro a 22 de abril deste ano, foram registrados 349 casos da febre Chikungunya em Alagoas. O município de Igaci lidera o ranking de cidades com casos confirmados. Lá, 130 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Em seguida, vem a capital Maceió, com 80 casos, e Girau do Ponciano, com 40 pessoas vítimas da doença. Ao todo, a Febre Chikungunya foi diagnosticada em 34 cidades alagoanas.
Igaci fica situada a 157 km de Maceió, no Agreste alagoano, e conta com uma população estimada de 26 mil habitantes. Os demais casos confirmados também foram registrados nas cidades de Santana do Ipanema, com 22 casos; Arapiraca, com 16; São Sebastião e Maribondo, com 10 casos cada; seguido por Craíbas, com 7, e Senador Rui Palmeira e Major Isidoro, com 6 pacientes diagnosticados.
Os municípios de Igreja Nova, Carneiros e Anadia tiveram 4 casos registrados, enquanto Pariconha teve 3 pessoas diagnosticadas com a doença. Já Flexeiras, Coruripe, Cacimbinhas, Barra de Santo Antônio e Água Branca tiveram 2 casos confirmados cada.
As cidades com apenas 1 caso diagnosticado foram: Viçosa, Teotônio Vilela, Satuba, Rio Largo, Porto de Pedras, Porto Calvo, Pilar, Penedo, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Olivença, Matriz de Camaragibe, Marechal Deodoro, Campo Alegre e Atalaia.
De acordo com a assessoria da Sesau, o órgão tem realizado uma série de ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Os supervisores de endemias têm realizado constantemente o monitoramento nos municípios. Até o final de 2015, foram confirmados 49 casos em todo o estado, sendo que 513 estavam em análise.
Zika e DengueO documento apresentado pela Sesau aponta que, no mesmo período, foram detectados 6.134 casos de dengue notificados, sendo 2.781 confirmados. No ano passado, foram 4.069 casos notificados. O aumento deste ano é 50,74% superior à mesma época de 2015. Estão em situação considerada de epidemia, devido ao grande número de doentes, os municípios de Carneiros, Junqueiro, Olivença, Pariconha, Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema.
Já sobre a Zika, a Sesau informou que foram enviadas para análise laboratorial 543 amostras, mas nenhum resultado foi divulgado até o momento. Em 2015 foram confirmados 34 casos em Alagoas.
Do GazetaWeb