DivulgaçãoJogos indígenas Xukuru-Kariri acontecerão em Palmeira dos Índios Todo SegundoPor Luan Moraes / EstagiárioOs índios Xukuru-Kariri são oriundos do território de Palmeira dos Índios, no agreste de Alagoas. Habitam a região desde meados do século XVII. Realizarão a primeira edição dos “Jogos Indígenas Xukuru-Kariri” entre os dias 14 e 17 de dezembro. Contarão com a participação de oito aldeias alagoanas, durante os três dias do evento.
O processo histórico de formação e consolidação do município de Palmeira dos Índios presenciou o silenciamento da cultura indígena local, quer por preconceito ou pela imposição dos poderes políticos, de modo que os indígenas desenvolveram desconfiança indo habitar a região serrana de onde a visão é mais ampla e caso de invasão e ameaça. Ao longo da história, foram obrigados a se negar enquanto etnia e a se misturar com culturas estranhas a sua, a realizar seus rituais sagrados na escuridão da noite e na ilegalidade.
Assim, a realização dos Jogos Indígenas na região, corrobora com a afirmação da identidade indígena no Estado de Alagoas e no País. Necessário lembrar que, a solenidade de abertura dos jogos será na Aldeia Indígena Serra do Capela, a partir das 18h.
O povo indígena Xukuru-Kariri, requisitou apoio do governo do Estado e, nesta semana, sentou com o jornalista Ênio Lins, secretário de Comunicação, para acertar os detalhes. É esperada a participação do secretário no evento.
15 ModalidadesOs Jogos Indígenas do Povo Xukuru-Kariri, contarão 15 modalidades esportivas. Essa será uma ocasião importante na qual, os índios mostrarão a riqueza cultural de seus povos e agradecerão pela sua existência através das competições de tiro de capim amargo, cabo de força, corrida de cesto, arco e flecha, zarabatana, arremesso de peteca e estilingue, entre outras modalidades.
“Nesta primeira edição dos jogos vamos unir nossas culturas e celebrar a tradição dos povos indígenas alagoanos. Lutamos todos os dias para manter a valorização do nosso povo e termos o reconhecimento de todos pela população indígena”, afirmou Gracialina Selestino, representante da Aldeia Serra do Capela e presidente do Comitê Intertribal.
Informou ainda que, cerca de 100 indígenas participarão ativamente dos jogos. De acordo com ela, outras nove aldeias, de Palmeira dos Índios, foram convidadas para se fazerem presente nos jogos.