Todo SegundoJúlio Cezar fala de união para enfrentar a seca em Palmeira dos Índios Todo SegundoDo Todo SegundoO prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar (PSB) recepcionou nesta terça-feira (17), o governador Renan Filho (PMDB), em visita ao município para assinatura de ordens de serviço com obras emergenciais, em virtude da grave crise hídrica que atinge a terra Xucuru-Kariri. A obra está estimada em mais de R$ 3 milhões.
“O estado junto com o município estão unindo esforços para minimizar os efeitos da seca que castiga a nossa região. Esses esforços são muito importantes. Nós fizemos uma região na semana passada para definir o que é importante de imediato, o que é importante a médio e a longo prazo desenvolver. Eu digo sempre que quem está com sede é igual aquele que está com fome, não espera. Nós precisamos tomar as medidas agora”, disse o prefeito.
O prefeito Júlio Cezar confirmou que o governador vai anunciar investimentos na captação de água que vai ampliar a capacidade de água chegando nas casas das pessoas, perfurar poços, implantar a operação pipa dentro da cidade para socorrer postos, hospitais, UPA, igrejas, prédios públicos, além da população.
“Nós precisamos muito ser eficiente na ação de agora, porque 130 comunidades rurais do município de Palmeira dos Índios não recebe um litro de água sequer, a Casal não consegue abastecer, porque há um colapso e a Casal não é o problema, a Casal é solução para resolver tudo isso que estamos passando”, ressaltou Júlio Cezar .
O gestor municipal pediu o apoio da população para economizar, racionar, pois é cada vez mais é deficiente nossos mananciais, poços, cacimbas. “Preocupa a busca desenfreada por água, a população está adoecendo com diarréia, como tivemos um surto a três anos atrás com dezenas de mortes e temos que agir com a prevenção da Secretária de Saúde do município e do Estado. Só com a união de forças, a união de esforços é que a gente vai conseguir minimizar os efeitos da seca e melhorar a convivência do nosso povo com a estiagem”, finalizou o prefeito.
“Só com a união de forças, a união de esforços é que a gente vai conseguir minimizar os efeitos da seca”, destacou o prefeito
As obrasAs obras que foram lançadas nesta terça-feira, são as seguintes: aproveitamento do excedente de água do novo Sistema Bálsamo-Estrela de Alagoas-Minador do Negrão; duplicação do fornecimento de água para a cidade de Palmeira dos Índios a partir da barragem do Caçamba, com a implantação de novos equipamentos e 3.500m de adutora de 250mm para transposição do Sistema Caçamba para a adutora da Carangueja.
Entre as obras constam também a perfuração, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), de cinco poços na área urbana de Palmeira dos Índios para a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) fazer a interligação na rede de distribuição de água; disponibilização, pela Casal, de 10 caminhões-pipa para reforçar o abastecimento urbano, principalmente das unidade de saúde e educação; e a intensificação, pela Casal, do combate aos desvios de água das adutoras e às ligações clandestinas.