Todo SegundoNa véspera de Finados, flores começam ser vendidas em Palmeira Todo SegundoDo Todo SegundoCom a aproximação do dia de Finados, nesta segunda-feira (2), a venda de flores começou neste domingo (01), em Palmeira dos Índios. Em frente ao Cemitério São Gonçalo, no bairro São Cristóvão, os vendedores ambulantes já começaram a montar as barracas onde estão sendo vendidas velas e arranjos.
“As vendas ainda estão fracas, mas esperamos que até amanhã melhorem. Sempre vendo arranjos de flores no Dia de Finados. Há mais de 30 anos trabalho na porta do cemitério com a venda de produtos nesta data. Todos os anos os lucros aumentam e espero que neste não seja diferente”, contou a vendedora Raquel Melo da Silva.
Com a aproximação da data, os trabalhadores autônomos são os que mais se beneficiam com a falta de limpeza nos túmulos. “Esse já é o quinto ano que venho. Como estou desempregado, consigo ganhar uma renda extra com a limpeza dos túmulos. Cada limpeza custa em média R$ 10”, informou José Aparecido.
Visita na vésperaPara evitar os transtornos causados pelo grande número de visitantes no cemitério durante o Dia de Finados, Marlene Pereira e Sebastião dos Santos, decidiu antecipar a visita aos túmulos onde estão enterrados os familiares. “Queremos evitar a aglomeração de pessoas que são muito comuns no feriado” disse Marlene.
“Antes de entrar no cemitério sempre compro flores e velas para colocar no túmulo de nosso filho que perdemos há quatro anos, vítima de um acidente de trânsito. Essa é uma das formas de mostrar nossa saudade e o quanto ele faz falta”, contou Sebastião.
Prefeitura Para evitar a falta de água no cemitério, a prefeitura de Palmeira dos Índios, disponibilizou um carro-pipa, e informou que a limpeza já foi finalizada deste o sábado (31), e que agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vão está na Rua Pedro Soares da Mota, para controlar o fluxo de veículos.