Todo SegundoNúmero de homicídios cai no 1º semestre em Palmeira dos Índios Todo SegundoDo Todo SegundoO número de homicídios em Palmeira dos Índios, teve uma redução de 29% no 1º semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados constam nas estatísticas de criminalidade registradas nos livros do 10º Batalhão da Polícia Militar.
Dados da Polícia Militar revelam que 24 assassinatos foram registrados nos primeiros seis meses no município em 2014. Neste ano, foram 17, incluindo a tragédia do Conjunto Padre Ludogero, que vitimou três pessoas da mesma família, duas crianças e um tio.
As estatísticas ainda mostram que fevereiro foi o mês mais violento, com seis casos, mesmo número de 2014, enquanto que janeiro e junho tiveram o menor número, um homicídio cada. Segundo o relatório, o indicador estratégico "letalidade violenta" (que inclui homicídio doloso, latrocínio, auto de resistência e lesão corporal seguida de morte) a maioria das vítimas, tem entre 15 e 25 anos.
Nos casos em que pessoas que residiam em Palmeira dos Índios e foram assassinadas em outros municípios, não entraram nas estatísticas. O número de tentativas de homicídio também apresentou redução no primeiro semestre deste ano, porém, com uma porcentagem menor.
De acordo com o capitão Wellington Casado, o combate ao tráfico de drogas é a principal causa da redução, mas, outros fatores também podem ter contribuído. “São vários fatores, entre eles o combate ao tráfico de drogas e o trabalho da Polícia Militar com abordagens e blitz no município”, declara o capitão.
O levantamento feito pelo
Portal Todo Segundo junto ao 10º BPM se baseou nos casos de assassinatos em que houve o registro do boletim de ocorrência. Casos que não chegaram ao conhecimento da polícia não entraram nas estatísticas.
Abaixo o gráfico mostra os indicadores registrados nos primeiros seis meses em Palmeira dos Índios, em 2015.