Todo SegundoPalmeira dos Índios tem menor número de homicídios em 2014 Todo SegundoDo Todo SegundoA cidade de Palmeira dos Índios teve uma pequena redução no número de homicídios registrados em 2014. Os dados constam nas estatísticas de criminalidade registradas nos livros do 10º Batalhão de Polícia Militar, sediado no município.
De acordo com levantamento feito junto ao 10º BPM, o município contabilizou 40 vítimas de homicídios até esta terça-feira (30) - o número é a penas 07% menor que os 43 casos registrados no mesmo período do ano passado. Este é o menor número de homicídios nos últimos três anos.
As estatísticas ainda mostram que fevereiro foi o mês mais violento do ano, com sete casos, enquanto que dezembro foi o mês que nenhum homicídio foi registrado até o fechamento desta reportagem. Segundo o relatório, o indicador estratégico "letalidade violenta" (que inclui homicídio doloso, latrocínio, auto de resistência e lesão corporal seguida de morte) a maioria das vítimas, tem entre 15 e 25 anos.
O capitão Luciano explica que a motivação para estes casos seriam briga entre grupos rivais, tráfico de drogas e dividas. Segundo ele uma das ações para combater o crime é atuar principalmente nas regiões, onde há os maiores índices de violência.
“É uma redução pequena, mas a tendência é que esse número continue caindo, é preciso ter um leque de ações de políticas públicas junto a sociedade. A ideia é promover um trabalho preventivo de conscientização junto a instituições no próximo ano”, ressalta o capitão.
Dentre as principais ações da Polícia Militar no decorrer do ano para combater a violência, está á implantação do sistema pelotão da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). A nova modalidade tem trabalhado diariamente no combate ao crime no município.
Abaixa dois modelos de gráficos com os indicadores registrados cada mês em Palmeira dos Índios, em 2014.