AssessoriaPrefeito Júlio Cezar empossa novos conselheiros da Saúde Todo SegundoDa AssessoriaUm fato histórico e único no Estado de Alagoas, visto que a inclusão direta da população no controle social e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade é indispensável. Assim foi definida a instituição no novo Conselho Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, com a posse dos novos membros nesta sexta-feira (16), no Salão Nobre na sede da Prefeitura. O Conselho é composto por 12 membros titulares e 12 suplentes, conforme Lei Municipal de n 2.108/2016.
Titulares e suplentes foram empossados pelo prefeito Júlio Cezar e pela secretária municipal de Saúde Kátia Born. Estiveram presentes à solenidade, a promotora do Ministério Público Estadual Salete Adorno, o Conselho Estadual de Saúde de Alagoas, representado pelo conselheiro Leonardo Correia, o procurador geral do município Marcondes Oliveira, vereadores, secretários municipais, servidores e prestadores de serviço da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Regional Santa Rita.
A promotora Salete Adorno salientou a importância do Poder Judiciário junto ao Conselho Municipal, a fim de haver uma maior fiscalização e controle social na saúde pública. “O conselheiro é nossos olhos e ouvidos nas instituições em que atua. O Ministério atua em parceria com essas pessoas, sempre em busca de estabelecer o correto. Espero que a gestão atue de forma clara e inteligente, atendendo às demandas da população que faz uso desses serviços”, disse a promotora.
A titular da pasta Kátia Born, fez uma breve consideração sobre a luta dos profissionais de saúde pública no Estado de Alagoas, e sobre a satisfação em estar dando posse ao Conselho Municipal juntamente com o prefeito Júlio. “Palmeira dos Índios estava sem Conselho da Saúde há mais de um ano e todos que estão aqui têm uma parcela de contribuição para esse momento. O conselheiro está aqui não só pra verificar contas, mas para também verificar se os medicamentos dos postos de saúde não estão sendo desviados, se está havendo o devido atendimento nas unidades básicas, por exemplo. Além das denúncias, que serão averiguadas pela Secretaria e pelo Ministério Público. O Conselho irá nos ajudar a não errar”, garantiu a secretária.
Para o prefeito Júlio Cezar, só com controle social haverá um bom funcionamento das gestões de saúde no município. “A gestão precisa ter consciência de que os conselheiros são nossos parceiros. Aqui não haverá perseguição ou tratamento hostil com os conselheiros. Entrem nas repartições, fiscalizem a UPA e a nossas unidades de saúde, que precisam tanto melhorar. Encontramos o governo com três crises imensas: financeira, hídrica e de diarreia. O nosso maior investimento é nas pessoas. Não adianta termos praças reformadas, espaços revitalizados e asfaltos se não cuidarmos das pessoas. Vamos reformar o Posto Vida, para que ele dê o conforto e um melhor atendimento que a população tanto precisa. Sejam os olhos da nossa gestão. Critiquem, não tenham medo. Não temos compromisso com o erro. E como diria Santo Agostinho, ‘prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem’”, finalizou o prefeito.
O setor de Planejamento da SMS informou que na próxima terça (20) haverá o primeiro treinamento para os conselheiros, a ser realizado no Centro de Treinamentos Pio XII, durante todo o dia.