01/11/2017 16:09:29
Municípios
Prefeitos alagoanos terão quatro meses para encerrar lixões em atividade
MPE decidiu dar mais uma oportunidade para que as prefeituras atendam à determinação de 2014 que obriga os municípios a destinar corretamente seus resíduos
Agência AlagoasPrefeitos alagoanos terão quatro meses para encerrar lixões em atividade
Todo SegundoDa Agência Alagoas

As prefeituras dos municípios de Alagoas que ainda possuem lixões em atividade deverão aderir à nova proposta lançada pelo Ministério Público Estadual (MPE) para o encerramento dos lixões. O novo acordo estipula o prazo de quatro meses para os lixões sejam encerrados.

Desde 2014 os municípios alagoanos estão obrigados a não mais utilizar os lixões para disposição de resíduos. Tendo em vista o descumprimento dessa ordem, o MPE decidiu dar mais uma oportunidade para que as prefeituras atendam à determinação.

O MPE convocou os prefeitos, por meio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), para um debate sobre os lixões. Segundo o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, os municípios que aderirem à nova proposta terão quatro meses para encerrar os lixões. No acordo, o prefeito irá reconhecer que fazia o lançamento de resíduos de forma irregular, e encerrará as atividades no lixão de seu município.

Além disso, a prefeitura terá que apresentar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) ao Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) em um prazo de até um ano. Com isso, o prefeito fica obrigado, também, a recuperar a área do antigo lixão.

Os prefeitos que assinarem o novo acordo com o MPE e, por ventura, não atenderem às determinações, irão receber multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Já os prefeitos que optarem por não assinar esse acordo serão processados criminalmente pelo MPE e poderão ser presos.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar, o momento é de criar um caminho para que as prefeituras façam as adaptações necessárias. “Estou abrindo um leque de oportunidades para que não precise ofertar essas denúncias e cheguemos a um denominador para o encerramento dos lixões”, explicou o procurador-geral. Nesse contexto, o IMA/AL está dando total apoio ao MPE.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.