7 Segundos / CortesiaProfessores ocupam prédio da Câmara na cidade de Arapiraca Todo SegundoPor Roberto GonçalvesOs professores e servidores da rede municipal de ensino realizaram na manhã desta segunda-feira, 16, protesto pelas ruas do centro da cidade para reivindicar, entre outras pautas, o reajuste salarial de 2014 que não foi repassado pelo município para a categoria. A concentração ocorreu antes de o comércio abrir suas portas na Praça Luiz Pereira Lima, e seguiu pelas principais ruas do centro.
Na Avenida Rio Branco em frente a Câmara Municipal um grupo de manifestantes entrou no prédio do legislativo e exigiu a presença dos vereadores para participarem da luta dos trabalhadores da educação nas suas reinvindicações.
Com palavras de ordem como " Educação na rua, Célia Rocha a culpa é sua", os manifestantes ocuparam corredores, tampas e o plenário da Câmara Municipal. Os professores foram recebidos pelo presidente Márcio Marques, que marcou uma reunião para a próxima quarta-feira (18).
"Vamos explanar a situação dos servidores da educação para os vereadores e solicitar que eles se engajem nessa luta", afirmou André Luiz. Estudantes e pais de alunos também participaram do protesto em apoio a categoria. Eles exibiam cartazes e faixas com erros de grafia, evidenciando a importância desses profissionais na formação educacional de todo cidadão.
“ Sem o professor não há gente alfabetizada, não há médicos, nem engenheiros, não há desenvolvimento social e econômico. Eles
precisam ser respeitados e seus direitos garantidos”, afirmou uma estudante. Para demonstrar a indignação e chamar a atenção da sociedade os manifestantes sentaram em um dos trechos da Avenida Rio Branco, Centro da cidade, o trânsito ficou congestionado por um longo tempo.