11/12/2016 11:47:00
Municípios
Projeto de escola de Arapiraca atrai atenção de órgãos de trânsito
Protótipo desenvolvido por professor e alunos da Escola Senador Rui Palmeira cria semáforo que alerta motoristas para proximidade do sinal vermelho
José DemétrioProjeto de escola de Arapiraca atrai atenção de órgãos de trânsito
Todo SegundoDa Agência Alagoas

Um projeto desenvolvido por um professor e alunos da rede estadual visa alertar motoristas sobre a proximidade do sinal vermelho de forma a evitar acidentes em cruzamentos. Desenvolvido por alunos da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, o trabalho chamou a atenção de órgãos de trânsito do Estado e foi e apresentado na última reunião do Plano​ de Segurança Viária para Motociclistas, realizada esta semana, na sede da SMTT de Arapiraca.

A motivação para o projeto surgiu a partir das aulas do professor José Edson Cavalcante, que, além de lecionar Física e Matemática, também é um dos multiplicadores do projeto Educando Jovens para o Trânsito, ação educativa que o Detran-AL desenvolve com estudantes da educação básica. Quando a unidade de ensino recebeu kits de robótica da Secretaria de Estado da Educação, o projeto começou a ganhar vida.

Com o kit em mãos, os alunos criaram um protótipo de semáforo de cruzamento que faz com que o sinal verde tenha um piscar intermitente antes de mudar para o vermelho, alertando o condutor para a proximidade da parada.

“Foi um projeto pensado para salvar vidas, pois são três segundos que podem fazer a diferença na hora de prevenir um acidente. Além disso, evita gastos com temporizadores”, aponta o professor José Edson.

O estudante Givaldo José dos Santos, que desenvolveu o projeto a lado dos colegas Deyvid Lemos e Rick Alisson, conta que a ideia surgiu com o intuito de criar uma inovação a partir da junção de três áreas: engenharia de trânsito, matemática e robótica.

Givaldo destaca a importância da robótica como força propulsora para o desenvolvimento de práticas inovadoras nas escolas de ensino médio da rede estadual. “É visível que a robótica no​ ensino médio mudou tudo, pois traz inovações às escolas que permitem o desenvolvimento de tecnologias que, futuramente, podem beneficiar nossa sociedade”, avalia o estudante.

Elogios
O chefe da Coordenadoria de Trânsito do Detran-AL, Antônio Monteiro, declarou-se encantado com a iniciativa e sugeriu que o projeto seja apresentado à Câmara Temática de Engenharia do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Como o tempo de semáforo é definido por lei, qualquer proposta de alteração precisa ser apresentada e​ avaliada pelo Denatran, para que este autorize testes com o projeto. Sendo comprovado que o mesmo trouxe benefícios efetivos ​ao trânsito, a proposta pode se tornar uma resolução”, explica Antônio, que também integra a Câmara Temática de Engenharia do Denatran.

O superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Auto, também elogiou a iniciativa. “É um projeto muito bom e que merece ser levado à frente”, afirma.

Novo projeto
Terceiro lugar na Mostra de Robótica do Encontro Estudantil da Rede Estadual e primeiro lugar na Mostra Científica de Inovação e Tecnologia da Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa (Mocitepial), o projeto do semáforo de cruzamento já

​ faz tanto sucesso que​ impulsiona os alunos a desenvolverem outros trabalhos similares em robótica.


“Estamos amadurecendo a ideia de um carro com sensores luminosos que avisa o motorista sobre o sinal vermelho”, adianta o professor José Edson.​

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.