Olival SantosSaúde inicia distribuição de mudas e plantas medicinais em Flexeiras Todo SegundoA valorização e a garantia do acesso ao uso correto e racional de plantas medicinais e a geração de renda na agricultura familiar avançam em Alagoas. Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde iniciará a distribuição de mudas e plantas medicinais no município de Flexeiras. A solenidade começará às 9h, no Ginásio Municipal de Esporte, no Conjunto Nova Flexeiras, em Flexeiras.
Hortelã miúda, boldo do chile, erva doce, aniz, romã, vick, erva cidreira, amora, babosa, aroeira e arruda são as mudas que serão distribuídas aos agricultores de Flexeiras, São Luiz do Quitunde e Messias. Os produtores estão cadastrados no Projeto de Estruturação, Desenvolvimento e Fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais em Plantas Medicinais e Fitoterápicos em Alagoas (APL Fitoterápicos).
“Neste momento, os agricultores já estão com os canteiros preparados para receber as mudas e cuidar das plantas até o momento da colheita”, esclareceu a diretora estadual de Assistência Farmacêutica, Erivanda Meirelles.
Segundo Erivanda, após a secagem das plantas, inicia a etapa de comercialização. Após a distribuição de mudas em Flexeiras, acontecerá a visita a um assentamento em Messias, onde funciona uma unidade familiar orgânica de hortaliças e plantas medicinais.
De acordo com a diretora, com o funcionamento de uma cadeia produtiva em Alagoas, o APL Fitoterápicos vai passar por quatro etapas.
“Já foi iniciada a produção de mudas pela Ufal e agora estamos na fase de capacitação dos profissionais de saúde e agricultores para a produção da planta medicinal”, informou.
Erivanda informou, ainda, que as próximas etapas vão passar pela produção do medicamento e pela distribuição nos municípios.
ProjetoA estruturação do APL Fitoterápicos, além de fortalecer a assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), traz para Alagoas a garantia de uma melhoria das condições de vida de populações de baixa renda, na lógica dos APLs, e dos próprios usuários do SUS que serão beneficiários dos produtos finais.
Além da Secretaria de Estado da Saúde, a iniciativa reúne também a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sebrae, Programa de Arranjos Produtivos Local (PAPL) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Agência Alagoas