Secretário de Saúde de Arapiraca se defende atacando prefeitos Todo SegundoPor Roberto GonçalvesO secretário municipal de Saúde de Arapiraca, médico sanitarista, Ubiratan Pedrosa assegurou que 75% dos pacientes atendidos em tratamento de câncer são oriundos de outros municípios localizados na Região Metropolitana do Agreste (RMA). O titular da pasta da saúde, gravou na última terça-feira, 17, entrevista para o Programa Conexão Municípios, da TV Mar, e anunciou estar indo ao Ministério da Saúde para tentar a liberação dos recursos federais dos programas de assistência aos pacientes em tratamento de câncer.
Pedrosa assegurou na entrevista ao jornalista Mozat Luna que a Prefeitura de Arapiraca vem arcando sozinha com os atendimentos, sem ajuda de outros municípios da região Agreste. “Cerca de 57% dos pacientes com câncer atendidos em Arapiraca são oriundos de outros municípios.” Explicou. O secretário apelou aos prefeitos dessas cidades que ajudem na manutenção do tratamento. Segundo Pedrosa, a Prefeitura de Arapiraca já destinou R$ dois milhões de recursos próprios para essa finalidade. Enquanto isso, gestores de municípios vizinhos estariam promovendo festas e pagando cachês milionários.
A denuncia de Ubiratan Pedrosa é da maior gravidade, há15 dias, o titular da pasta da Saúde chegou a afirmar que a Prefeitura de Arapiraca iria suspender o atendimento aos pacientes em tratamento de câncer. A noticia obteve ampla repercussão e foi alvo de criticas na Câmara Municipal de Arapiraca através de pronunciamentos da tribuna da Casa pelo vereador Moises Machado (PSD) e pela vereadora Aurélia Fernandes (PMDB) que já ocupou a pasta as Daúde na gestão do então prefeito Luciano Barbosa afirmando que a decisão era acima de tudo, desumana.
Ubiratan Pedrosa está no comando da pasta da Saúde desde o inicio da gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) e a sua indicação para ocupar o cargo seria do senador Fernando Collor (PTB). A gestão de Pedrosa no comando da Saúde, não agrada aos vereadores que teriam pedido sua “cabeça” a prefeita Célia Rocha não obtendo êxito. Na época, a prefeita chegou a entrar em contato com o diretor do Hospital Regional de Arapiraca, médico Ulisses Pereira, que não aceitou ocupar a pasta.