DivulgaçãoSEE distribui aos municÃpios material para formação de alfabetizadores Todo SegundoPor Ana Paula LinsA Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) distribuiu material para formação de professores alfabetizadores para 41 municípios alagoanos. A ação se deu durante reunião do Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal) na sede da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).
Intitulado “Cadernos de Alfabetização- Discussões Teórico-Metodológicas”, o material já foi entregue às escolas da rede estadual e integra a série de ações do projeto de elevação da qualidade do Ensino Fundamental do Programa Alagoas tem Pressa.
Cada um dos 41 municípios presentes recebeu dez exemplares e a obra é voltada para a formação de professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos a melhoria da alfabetização e correção de fluxo, ou seja, corrigir a situação de alunos que se encontram em faixa etária inadequada à série que cursam.
“Esta obra deve ser usada nos momentos de planejamento do professor, tendo um caráter teórico e ao mesmo tempo prático. Por exemplo, o educador terá orientações sobre como avaliar seus alunos, mas também dicas sobre as intervenções pedagógicas necessárias para a melhoria de sua aprendizagem”, explica a gerente de Ensino Fundamental da SEE, Ana Márcia Cardoso.
Ambiente virtual - Ana Márcia adianta que, em 2015, a Secretaria de Educação promoverá formações e assistência técnica em alfabetização por meio de um ambiente virtual que se encontra em fase de elaboração pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).
“Esta plataforma será um espaço de acompanhamento pedagógico onde escolas, Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e municípios cadastrados trabalharão de forma articulada o processo de alfabetização”, informa.
Os municípios que ainda não receberam os “Cadernos de Alfabetização- Discussões Teórico-Metodológicas” podem solicitá-los à Gerência de Ensino Fundamental da SEE por meio do e-mail
[email protected] ou pelo telefone 3315-1317.