Sem ódio ou sensacionalismo, imprensa se reúne na Câmara Municipal Todo SegundoPor Berg MoraisNa última sessão legislativa da Câmara Municipal de Palmeira, jornalistas, radialistas, fotógrafos e assessores de imprensa que atuam na Casa fizeram o registro fotográfico do grupo, que, mesmo tendo divergências naturais, se respeita. Edson Silva, Djalma Lima, Luciana Araújo, Carlos Augusto (Carretinha), Roberta Sampaio e Romário Silva são os profissionais que levam a informação do jeito que ela merece ser destacada: com muita responsabilidade e sem ódio ou sensacionalismo.
O Poder pelo PoderVários são os fatores que levaram ao rompimento político das famílias Gaia e Ribeiro, que perdurava há décadas. A soberba do prefeito James Ribeiro (PMDB), que centralizou o poder de decisão na escolha do nome para sua sucessão, foi um dos fatores predominantes da cisão que parece ser verdadeira. James chegou a conclusão de que se Rodrigo Gaia (PR) ganhasse a prefeitura, a família Ribeiro ficaria 100% refém da família Gaia, que já tem um mandato no parlamento estadual. Como em política só tem prestígio quem tem poder... o vale tudo começou!
Realizador de sonhosUm pré-candidato a prefeitura de Palmeira com certeza vai ter a sua candidatura impugnada por estar concorrendo a um terceiro mandato. Isso porque quem assistir ao vídeo que circula nas redes sociais falando sobre a história do prefeiturável, vai perceber que tudo que aconteceu no município nos últimos 8 anos foi Realizado (com “erre” maiúsculo mesmo) por ele. Logo chegamos a caracterização de um terceiro mandato, o que não é permitido pela legislação eleitoral em vigor.
Político ou feirante?O ex-vereador Júnior Miranda (PSL) parece não ser político, não quer ser político, e não quer ter o ônus de ser político, pois teria que fazer algo pela população. A cada dois anos, ele se apropria de um partido político, cuja salada de letras pouco importa, e abre uma banca de negócios. Achar que essa figura que se diz político é repugnante é um equivoco. Repugnante são os políticos que ainda permitem que essa banca continue na feira. O povo não engole mais isso!
É o que?Temos ouvido com frequência em Palmeira a expressão G-8. É algum tipo de vitamina nova no mercado farmacêutico? Ou podemos entender que “G” significa grupo e o 8 corresponde aos números de partidos que compõem esse grupo? Na matemática política será que 2 é igual a 8?
Jogo sujoÉ importante não confiar em políticos sem convicção partidária, ou seja, que se filiam a um partido e não seguem sua ideologia ou que ficam trocando entre partidos de ideologias incompatíveis – são pessoas sem princípios morais. Pessoas assim não merecem respeito ou voto, pois o único interesse é mamar nas tetas de qualquer governo que não vá chateá-los por conta de sua conduta. Como bem destacou Victor Lasky: “Na política não há amigos, apenas conspiradores que se unem”.
HonrariaA Câmara de Vereadores concedeu aos juízes Sandro Augusto dos Santos, titular da Comarca de Pilar, e Alberto de Almeida, da 1ª Vara de Arapiraca, títulos de cidadania no Município de Palmeira dos Índios. Os títulos foram propostos pelos vereadores Denisval Basílio e Márcio Henrique e concedidos na quarta-feira (18).
Voltando forteO ex-prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa (PTB), já tem grupo formado para entrar na disputa majoritária e retomar a cadeira de prefeito do município com o apoio de seis partidos: PTB, PP, PSD, PRP, PPS e PRB. Na proporcional, o grupo conta com 22 pré-candidatos, inclusive, dois com mandatos que vão para a reeleição, vereadores José Alcino e Josefa Cícera da Silva (Zezé).
Gratidão"Foi nesse grupo que iniciei minha trajetória política. Foi nesse grupo que tive apoio para concorrer em todas as eleições em que coloquei meu nome para disputar ao cargo de vereador por este município. Então, é nele que irei permanecer, por isso e, principalmente, por acreditar que poderemos trazer muitas outras conquistas para o povo palmeirense", afirma Salomão Torres - Presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira.
Continua forteSalomão Torres foi enfático ao afirmar que ao contrário do que algumas pessoas comentam, não houve rompimento do grupo Gaia. O que aconteceu na verdade, segundo o vereador, foi a saída de um dos seus integrantes. "Continuamos coesos e tenho certeza que assim permanecerá. James era um aliado. O grupo Gaia é formado de vários aliados. O projeto por Palmeira não parou e o grupo Gaia não irá enfraquecer por conta disso", disparou o presidente.
Desabafo na redeA enfermeira e educadora física Myria Sá usou sua página pessoal na rede social facebook para comentar a quantidade de pessoas que se afastam politicamente do prefeito James Ribeiro. “a cada minuto aparece uma reportagem... fulano de tal se afasta do prefeito. Enquanto a vaca de leite tinha tetas, todos estavam mamando, agora estão se afastando, porque sabem que o mesmo e quem ele apoiar não ganha mais pra nada!”, desabafou. Agora, no fim do mandato, sem cargos a oferecer, James saberá de verdade quem aguentará ficar ao seu lado em tempos de vacas magras.
Opinião“Cordeiro foi o marco divisor da política de Palmeira. Ele é referência. Até hoje Cordeiro ainda não foi superado nem em competência e muito menos em habilidade e credibilidade”, Geovan Benjoino.
ReflexãoA política brasileira está de tal modo contaminada pela corrupção que o próprio eleitor sente que erra todas as vezes que vota, independente do candidato escolhido.
[email protected]