Sexta-feira Santa começa com procissão em Palmeira dos Índios Todo SegundoDo Todo SegundoA Sexta-feira Santa começou com manifestação de fé em Palmeira dos Índios, que abriga o maior templo católico do país. Antes do sol nascer, às 4h, católicos iniciaram a procissão da Via Sacra, que é marcada pela parada em 14 estações que representam para os fiéis os últimos passos de Jesus Cristo até o calvário.
Centenas de católicos saíram da Catedral Diocesana no centro da cidade e percorreram as ruas do Centro até o Cristo do Goití. O roteiro é uma tradição no município na data em que, para os fiéis, Jesus Cristo foi crucificado, na chamada Sexta-Feira da Paixão.
Para os católicos, é um dia marcado por silêncio, jejum e oração. “É um dia no mundo inteiro em que não se celebra missa. Nós recordamos a profissão da nossa fé, quando Jesus desce à mansão dos mortos, vivenciando o mesmo que o homem. Ele se entrega na cruz para poder nos salvar dos pecados. Ele torna a vida plena em cada um de nós”, disse o Padre Leandro.
Quem participou da celebração disse que vê no ato uma forma de agradecer Jesus. “Eu venho aqui há 8 anos, mas fiquei dois anos sem vir porque estava com dificuldades para caminhar. Neste ano consegui vir e estou agradecendo a minha saúde”, disse a aposentada Maria de Lurdes de 89 anos, que mora no bairro, Vila Maria.
A principal cerimônia do dia ocorre às 15h, horário da morte de Jesus, quando é celebrada a Paixão do Senhor. Após a ação litúrgica “Celebração da Paixão” no altar central, os fiéis vão participar da Procissão do Enterro com imagem do Senhor Morto.
No sábado de Aleluia, a Vigília Pascal tem início às 21h e é a celebração litúrgica que marca a Ressurreição de Cristo. No domingo de Páscoa mais solene para os cristãos, os católicos celebram a Ressurreição de Cristo - o triunfo da vida sobre a morte e o pecado.
09h30 – Santa Missa de Páscoa com as crianças
10h30 – Batizados
17h – Santa Missa de Páscoa
19h – Santa Missa de Páscoa