Moradores do conjunto residencial Conceição Lyra, na comunidade Várzea Grande de União dos Palmares, associaram-se aos acadêmicos de Biblioteconomia da Ufal, Leonardo Maurício e Luiz Fernando, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade Figueiredo Costa – Unifal -FIC – e passaram a desenvolver projetos com o uso de pneus usados, garrafas peti e copos descartáveis, dando vida a esses produtos subutilizados.
Quem passa pela Br-104 na altura do quilômetro 38 pode notar que a margem da rodovia federal, uma árvore de natal de sete metros de altura chama a atenção das pessoas pela sua beleza. Segundo Luiz Fernando, ‘foram necessárias 700 garrafas peti, quatro varas de bambu e cinco metros de fio flexível além de lâmpadas comuns. O bambu, conta Luiz que é aluno do curso de engenharia ambiental e sanitária, foram tirados de uma vasta plantação existente a margem do rio Mundaú próximo a antiga fazenda Sementeira, e no mais valeu a criatividade do parceiro Maurício Leonardo que é acadêmico do curso de Biblioteconomia da Ufal e atualmente exerce a função de Guarda Municipal da prefeitura de União dos Palmares bem como do Erick”, disse.
Eles destacam a participação efetiva da comunidade do conjunto Conceição Lyra, remanescente das enxurradas de 2010, que além de apoiarem o trabalho dos jovens ganharam uma consciência de trabalhar o meio ambiente no próprio bairro onde mesmo com a deficiência da prefeitura municipal na coleta do lixo doméstico eles promovem campanha envolvendo as donas de casas que limpam as ruas do bairro sem nenhum problema. Os dois jovens idealizadores desses projetos em defesa do meio ambiente conta também com a ajuda do empresário Zé Alfredo que manda uma caçamba para descartar o lixo do bairro num lixão da prefeitura que fica praticamente do outro lado da cidade.
Maurício Leonardo é mestre em dá forma a pneus usados. A sua criação tem recebido elogios da pessoas no que ele faz com os pneus prestes a serem abandonados no lixão da cidade e que de repente se transformam em pássaros; cadeiras dos mais variados tipos e modelos, plantas e até animais. Maurício lamenta que não tenha ainda recebido o devido reconhecimento das autoridades locais e que a ausência do Poder Púbica chega ate desanimar o grupo, mas a perseverança tem sido maior.
Os acadêmicos abnegados em cuidar do Meio Ambiente na comunidade aguardam que a prefeitura municipal possa aproveitar a mão de obra dos moradores do bairro Várzea Grande que deram vida a uma árvore de natal confeccionada com garrafas peti onde a comunidade se envolveu e tem sido alvo de elogios das pessoas que passam à noite e fotografam o produto final de quem utilizou material descartável e que teve a preocupação de dá outro destino visando preservar o meio ambiente.
Do GazetaWeb União
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621