Arquivo / Todo SegundoUPA de Palmeira dos Índios está atendendo apenas pacientes de alto risco Todo SegundoPor Roberto GonçalvesInaugurada pelo então governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) e pelo prefeito James Ribeiro (PMDB) no dia 08 de abril de 2014 com a finalidade de atender a cerca de 150 mil pessoas com um serviço moderno, ágil e humanizado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios não está cumprindo a sua finalidade social.
Uma outra finalidade da sua implantação seria desafogar o Hospital Regional Santa Rita e a Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly em Arapiraca. A UPA está atendendo apenas os pacientes que passam pela triagem do protocolo de Classificação de Risco Humaniza do Sistema Único de Saúde (SUS) e são identificados pela cor vermelha o que significa alto risco para a prioridade no atendimento médico.
Os médicos da unidade estão em greve desde o dia 31de março último prejudicando com a paralisação, a população mais carente do município de região. A paralisação é decorrente do atraso no repasse de salários. Cumprindo a legislação 30% dos serviços previstos estão sendo mantidos para a população.
O secretário municipal de Saúde, Glifson Magalhães, explicou que aguarda para a próxima semana, uma contrapartida do Governo do Estado, que vai possibilitar a quitação de parte dos salários aos médicos que estão com suas atividades paralisadas.