Arquivo / Todo SegundoUPA de Palmeira dos Índios poderá fechar na próxima semana Todo SegundoDo Todo SegundoUnidade de Pronto Atendimento – UPA de Palmeira dos Índios, poderá fechar suas portas na próxima terça-feira (20). É que os médicos que atuam na unidade ameaçam parar suas atividades por falta de pagamento de salários.
De acordo com informações chegadas com exclusividades ao
Portal Todo Segundo, o município não estaria fazendo a transferência no valor acordado pactuado para a manutenção da unidade e a dívida ultrapassa R$ 3 milhões.
Segundo a fonte, a fato já denunciado ao Ministério Publico de Alagoas (MPE/AL). O Caso também, foi denunciado pelo vereador e prefeito eleito Júlio Cezar (PSB), na Câmara de vereadores, durante a última sessão ordinária ocorrida na quarta-feira (14). A “UPA deve fecha dia 20, porque a empresa que administra a unidade, já não consegue mais honrar os compromissos”, disse o parlamentar.
A equipe médica é composta por clínico geral, enfermeiro e técnico de enfermagem, que atende aos casos de urgência e emergência, que antes eram atendidos no Hospital Regional Santa Rita. A unidade de saúde, atende em média quatro mil pessoas por mês com plantões diários de 24h. Uma paralisação do sistema, fatalmente instaurará um caos na saúde pública da 7ª Região de Saúde que contempla mais de oito municípios.
A UPA de Palmeira dos Índios é administrada pelo Instituto Pernambucano de Assistência a Saúde (IPAS), e mantida com recursos das três esferas de governo, sendo necessário um custeio de mais ou menos R$ 400 mil mensais. O custeio é dividido em 50% para o Ministério da Saúde, 25% para o Estado e 25% para o Município.
A reportagem do
Portal Todo Segundo, tentou manter contato via telefone com a assessoria de comunicação da prefeitura de Palmeira dos Índios para que órgão pudesse se manifestar sobre o caso, mas não obteve êxito. Este espaço está aberto para que o município se posicione a respeito do assunto.