AssessoriaVacinação contra gripe é iniciada, mas ainda não contempla Palmeira dos Índios Todo SegundoAssessoria O Ministério da Saúde (MS) iniciou na segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Sazonal 2017. O Dia D da campanha acontece no dia 13 de maio e a imunização se entenderá até o dia 26 do mesmo mês. Mas as cotas do medicamento chegaram fracionadas e divididas em sete lotes, em Palmeira dos Índios. A Secretaria de Saúde recebeu apenas 15% do quantitativo total, que representa 3.228 doses, insuficientes para vacinar as 21. 562 pessoas do município, que tem o público-alvo formado por crianças com idade de seis meses a cinco anos, idosos, profissionais das áreas de saúde e de educação, pacientes com comorbidades e gestantes.
Por este motivo, o município irá vacinar, inicialmente, os profissionais das áreas de Saúde e Educação, que trabalham diretamente com crianças e idosos, principalmente, como forma de evitar o contágio do vírus da Influenza, que se espalha por meio dos espirros e tosses de pessoas infectadas. “Ontem, começamos a vacinar esses profissionais e agora não temos como lançar as doses para a população por causa desse quantitativo. Mas até a próxima semana estaremos divulgando o calendário para o restante do público. O que está atrapalhando a vacinação são as cotas que chegam em lotes reduzidos, mas vamos aguardar a próxima semana para verificar se o restante da dosagem chega em sua totalidade ao município”, explicou a Coordenadora de Vigilância e Saúde Christiane Balbino.
A estratégia para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza Sazonal no Município de Palmeira dos Índios, em 2017, é imunizar 1.937 crianças com idades de seis meses a dois anos; 3.458 crianças de 2 a 4 anos; 980 trabalhadores da áreas de Saúde; 968 gestantes; 1.750 indígenas; 8.569 idosos; 3. 741 pacientes com comorbidades, totalizando 21.562 pessoas. A Secretaria espera que até 13 de maio, o Dia D da Campanha Nacional, as dosagens do medicamento cheguem ao município para vacinar todo o público-alvo a que ela se destina.
Os grupos de trabalhadores da saúde a serem vacinados, imediatamente, são: 142 profissionais da Secretaria Municipal de saúde; 66 do CEPI; 335 das Unidades Básicas de Saúde; 23 do Nasf; 16 do Credfip; 200 da UPA; 400 do Hospital Regional Santa Rita; 16 do Samu; 14 do Caps AD; 23 do Caps Dr. Oswaldo Silva; 5 do Posto da Criança; 6 do Ceafi; 4 da Farmácia Popular e 16 do Laboratório Remi Maia (sede).