18/09/2025 17:26:11
Polícia
Cabrini deve revelar detalhes do caso Gabriel Lincoln no Domingo Espetacular
Reportagem deve ter detalhes inéditos e questionamentos sobre conduta policial em Alagoas
Todo SegundoCabrini deve mostrar detalhes inéditos do caso Gabriel Lincoln no Domingo Espetacular
Todo Segundo

A morte do adolescente Gabriel Lincoln Pereira da Silva, de 16 anos, durante uma perseguição da Polícia Militar, em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas, em maio deste ano, ganhará repercussão nacional mais uma vez. O episódio será tema de reportagem no "Domingo Espetacular", da Rede Record, apresentado por Roberto Cabrini e Camila Busnello, e deve ir ao ar já neste domingo (21), a partir das 19h30, logo após o programa “Acerte ou Caia!”.

O Todo Segundo  apurou que a equipe da emissora paulista esteve em Palmeira dos Índios nesta quinta-feira (18), realizando entrevistas exclusivas, inclusive com os pais de Gabriel, e registrando depoimentos que detalham os momentos que antecederam a tragédia. A reportagem promete mostrar detalhes inéditos e levantar questionamentos sobre conduta policial, justiça e direitos humanos, colocando mais uma vez Alagoas no centro das discussões nacionais.

Investigação e denúncias

O caso ganhou grande destaque no estado e repercussão nacional. O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), denunciou três policiais militares, pedindo a reclassificação do crime de homicídio culposo para homicídio doloso — quando há intenção de matar. O sargento acusado do disparo fatal pode responder por homicídio e fraude processual, enquanto os outros dois militares respondem por adulteração da cena do crime, caracterizando fraude processual.

O exame residuográfico, peça-chave da investigação, deu resultado negativo, afastando a versão de que Gabriel havia disparado uma arma. Análises avançadas de DNA reforçaram que o material genético encontrado no revólver não pertencia ao adolescente, enquanto a perícia balística constatou que a arma estava em plenas condições de uso, mas não havia indícios de que tivesse sido manuseada por Gabriel. O revólver atribuído ao jovem pelos policiais foi plantado para simular um confronto inexistente, conforme constatou a Polícia Civil na conclusão do inquérito.

Histórico do caso

Gabriel Lincoln foi morto na noite de 3 de maio, durante uma perseguição policial pelas ruas de Palmeira dos Índios. Segundo a versão inicial da Polícia Militar, o adolescente teria sacado um revólver calibre .38 e disparado contra a viatura, motivando a reação dos policiais. Um único disparo nas costas atingiu Gabriel, perfurando pulmão e coração, e ele não resistiu aos ferimentos, mesmo após ser socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A família contestou desde o início a versão apresentada pela PM, afirmando que Gabriel estava desarmado e havia apenas saído de casa para comprar alface, enquanto ajudava no quiosque de lanches dos pais. O caso provocou comoção em Palmeira dos Índios e reacendeu o debate sobre abuso de autoridade e conduta policial em Alagoas.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.