O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (01), para socorrer uma idosa de aproximadamente 70 anos, vítima de uma picada de escorpião, em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas.
De acordo o filho da vítima, a idosa que mora na Rua Valdemar Holanda Cavalcante, no Loteamento José Maia Costa, foi atingida no pé pela picada do animal, ao se aproximar de um pote com água. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo ele, a mãe estava consciente quando foi socorrida e outros três escorpiões já foram encontrados dias antes na mesma casa. "A semana passada apareceu três aqui em casa". Disse Luciano, em entrevista à Rádio Viva FM 92,5. Ouça a entrevista completa acima, ao Repórter Everton Luís.
Ministério da Saúde, o período do verão – entre dezembro e março – exige maior cuidado das pessoas em relação aos acidentes com escorpiões, já que o clima úmido e quente é considerado ideal para o aparecimento desse tipo de animal peçonhento, que se abriga em esgotos e entulhos. A limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples, são fundamentais para prevenir picadas.
A maioria dos acidentes com escorpiões, segundo a pasta, é leve, com quadro de início rápido e duração limitada. Nessas situações, a pessoa apresenta dor imediata, vermelhidão, inchaço leve por acúmulo de líquido e sudorese localizada, com tratamento sintomático.
Idosa foi picada por escorpião dentro de casa, no Loteamento José Maia Costa, em Palmeira dos Índios
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621