Um vídeo enviado por um internauta ao Portal Todo Segundo flagrou na manhã desta quinta-feira (02), a imprudência de motociclistas na rodovia AL-101 Sul, principal via duplicada que liga Marechal Deodoro a Maceió.
Nas imagens, é possível ver um homem em uma moto empurrando com o pé outra motocicleta conduzida por uma mulher. O casal realiza manobras arriscadas em meio ao trânsito intenso. A cena evidencia um comportamento extremamente perigoso, colocando em risco a vida dos condutores e de outros motoristas e passageiros que circulam diariamente pelo trecho.
O flagrante reforça uma realidade preocupante: a imprudência de motociclistas tem sido uma das principais causas de acidentes de trânsito em Alagoas. A AL-101 Sul, por ser corredor de acesso à capital e ao Litoral Sul, concentra alto fluxo de veículos, e qualquer atitude irresponsável pode resultar em tragédia.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), condutas como “exibição de manobras perigosas” (art. 175), “forçar ultrapassagem” (art. 191) ou “conduzir motocicleta empinando ou em desequilíbrio” (art. 244) configuram infrações gravíssimas, que podem gerar multas pesadas, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), apreensão do veículo e até mesmo processo criminal em caso de acidentes.
Especialistas em segurança viária alertam que esse tipo de comportamento é um convite à tragédia. “O motociclista se expõe muito mais, porque em uma colisão o impacto é direto no corpo. O risco de morte é até 30 vezes maior do que em um carro”, explicou um instrutor de trânsito ouvido pela reportagem.
As autoridades reforçam que a duplicação da rodovia trouxe maior fluidez e segurança, mas que nenhuma obra viária é capaz de conter a imprudência. O vídeo, serve de alerta para a necessidade de maior fiscalização na AL-101 Sul.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621