A Polícia Civil deflagrou nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (24), uma operação para combater crimes de violência contra mulher em Alagoas. Ação é coordenada pela delegada Ana Luiza Nogueira, ocorre em Maceió e Arapiraca. Pelo menos cinco pessoas já foram presas.
A operação foi batizada de Shamar, palavra em hebraico que significa cuidar, guardar, proteger. Além do cumprimento dos mandados, há atividades educativas, como palestras e panfletagem, para estimular e encorajar as mulheres a denunciarem seus agressores.
O efetivo da operação conta com policiais do Grupo Especial de Apoio a Investigação (GEAI) e Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit).
Os mandados foram espedidos pelo Juizado de Violência Doméstica. Tipificação dos crimes: lesão corporal, ameaça, tentativa de feminicídio, estupro e violência patrimonial.
São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher. As denúncias podem ser feitas tanto pelas mulheres como por testemunhas da violência. O 180 também está disponível. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621