11/12/2019 08:31:46
Polícia
PF cumpre mandados de busca e apreensão em hospital de Arapiraca
HGE e a sede da Secretaria de Saúde Estadual (Sesau), também é alvo da operação
Arquivo / Todo SegundoComplexo Hospitalar Manoel André (Chama) é alvo de operação da PF
Todo Segundo

Policiais federais e a Controladoria Geral da União (CGU) cumprem Nesta quarta-feira (11), mandados de busca e apreensão no Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), em Arapiraca e no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. A sede da Secretaria de Saúde Estadual (Sesau), também é alvo da operação.

A Operação Florense “Dama da Lâmpada” investiga fraudes, desvios de recursos e corrupção de servidores públicos na prestação de serviços de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME), ocorridos em Alagoas. Estão sendo cumpridos 32 Mandados de busca e apreensão, 09 mandados de prisão preventiva e 07 mandados de prisão temporária

Segundo informações da PF-AL, as investigações tiveram início em maio deste ano e apontaram que valores destinados à determinada entidade sem fins lucrativos, ultrapassam os R$ 30 milhões nos últimos três anos.

Assim, foi constatada a monopolização dos serviços, celebração de Termo de Colaboração injustificadamente direcionada para entidade comandada por servidor público estadual, pagamentos sem comprovação dos correspondentes serviços prestados, confusão patrimonial entre a entidade sem fins lucrativos e seus dirigentes, transferências injustificadas de recursos financeiros a servidores responsáveis pela avaliação e monitoramento dos serviços prestados constantes do Termo de Colaboração.

De acordo com a CGU, os valores repassados à entidade investigada correspondem a mais de ? do montante de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), aplicados no Estado de Alagoas, no exercício de 2018 em procedimentos de OPME – Órteses, próteses e materiais especiais.

A Operação conta com a participação de 6 servidores da CGU, além de 100 policiais federais de seis Estados.

O Hospital Chama ainda não se pronunciou sobre o caso. 

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.