Nessa quarta-feira (24), dois policiais civis foram presos suspeitos de cometerem crimes de tráfico de drogas e desvio de materiais apreendidos em Alagoas. As prisões foram realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), órgão vinculado ao Ministério Público de Alagoas (MPAL).
De acordo com o Gaeco, além do crime de tráfico, os civis estariam cometendo o que se chama de crimes funcionais, como, por exemplo, desvio de materiais apreendidos em ação da Polícia Civil no Estado.
A informação da prisão foi repassada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) que vai designar uma comissão de delegados para investigar o caso.
As prisões foram efetuadas após ser instruído procedimento investigatório criminal, instaurado na Promotoria de Justiça de São Sebastião em atuação conjunta com Gaeco. O MPAL representou pela prisão temporária de quatro investigados, além de buscas e apreensões em oito endereços nos municípios de São Sebastião, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, e Maceió.
Os mandados foram deferidos pela 17ª Vara Criminal e cumpridos pelo grupo CORE, da Polícia Civil do Estado de Alagoas, (PC/AL) sob a supervisão da Delegacia Geral de Polícia Civil, destacou o promotor de Justiça Hamilton Carneiro.
Até o presente momento, três investigados já foram presos e objetos de interesse da investigação, apreendidos. A reportagem ainda não confirmou se o terceiro preso também é policial civil.
Durante o cumprimento dos mandados, a Polícia Civil efetuou flagrante delito de um dos investigados, que possuía em sua residência diversas armas de fogo, muitas delas fruto de apreensões policiais, munição e cerca de 3kg de substância que aparenta ser entorpecente, além de outros objetos que ainda serão examinados.
O procedimento investigatório foi instaurado para apurar possível organização criminosa formada para desviar e vender objetos ilícitos legalmente apreendidos em investigações policiais.
Em nota a PC/AL, informou não "não compactua com desvios de conduta e práticas que estejam fora da legalidade".
Veja a nota abaixo na íntegra:
''Dois policiais civis foram presos nesta quarta-feira (24), em uma operação policial para cumprimento de mandados judiciais.
Foram apreendidos armas e entorpecentes e ambos conduzidos para a Delegacia para os procedimentos legais.
A cúpula da Polícia Civil irá designar uma comissão de delegados para apurar o caso, garantindo a eles o amplo direito de defesa, previsto em lei.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso em defesa da Segurança Pública e reforça que não compactua com desvios de conduta e práticas que estejam fora da legalidade''.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621