27/02/2021 18:18:04
Polícia
Presos da Casa de Custódia de Arapiraca são levados para o Presídio do Agreste
Casa de Custódia de Arapiraca vai passar por reforma. 72 custodiados foram transferidos neste sábado
Policiais penais transferem 72 presos da Casa de Custódia de Arapiraca
Bruno Soriano

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) desencadeou, neste sábado (27), mais uma grande operação, desta vez com o objetivo de transferir 72 presos da Casa de Custódia de Arapiraca para o Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano. A transferência vai permitir a realização a reforma no prédio-sede da unidade até então administrada pela Polícia Civil de Alagoas. Isso porque a Seris vai assumir a gestão da Casa de Custódia já a partir da próxima segunda-feira, 1º.

Acordada entre Seris, direção-geral da Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública (SSP), a mudança busca otimizar a operacionalização daquela unidade – mediante a assunção de novos policiais penais por meio de concurso público –, de modo que os policiais civis possam abster-se das atividades de carceragem e, com isso, dedicar-se ainda mais à sua atividade-fim, que é a investigação.

Com o início da reforma, as pessoas presas em Arapiraca e região passarão a ser encaminhadas diretamente ao Presídio do Agreste ou, havendo necessidade, para o complexo penitenciário de Maceió. Agora, a equipe de engenharia da Seris fará uma avaliação estrutural de todo o espaço para iniciar as intervenções imediatas na Casa de Custódia, a exemplo da limpeza e revisão das instalações elétrica e hidráulica.

Autorizada pelos secretários da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, e da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, a operação deste sábado mobilizou 60 policiais penais da Chefia Especial de Gestão Penitenciária (CEGP), Chefia Especial de Unidades Penitenciárias (CEUP), Comando de Operações Penitenciárias (COP), Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), Presídio do Agreste, Corregedoria, Ouvidoria e Divisão de Inteligência da Seris.

“Esta foi mais uma operação emblemática para a segurança pública. Nós policiais penais assumiremos mais uma grande missão, que é administrar a Casa de Custódia de Arapiraca. E quem vai ganhar com isso é a sociedade alagoana, já que os colegas policiais civis poderão voltar todas as atenções para o trabalho de investigação, elucidando crimes e identificando os seus autores”, analisou o coordenador da operação e chefe especial de Gestão Penitenciária, policial penal Milton Pereira.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.